domingo, 7 de junho de 2009

Lost da vida real

Foto: Robson Fernandes/AE

Estava esperando o desenrolar dos fatos para tecer algum comentário sobre o desaparecimento do avião da Air France no último domingo e agora com o recolhimento dos primeiros corpos já dá pra se manifestar, mas até pra ilustrar este texto foi difícil: o que usar? A minha idéia inicial era colocar uma foto do A330, mas aí apareceu esta foto que acho que tem muito mais simbolismo para o momento.

Seja como for foi inevitável não fazer paralelismos com a ilha de Lost (o seriado), da qual admito que não assisto mas conheço a ideia da história. A mesma tem como pano de fundo um acidente aéreo onde o avião em questão cai em uma ilha no Oceano Pacífico.

Uma coisa que só me veio a mente agora é todo o contexto externo ligado à série. Se realmente houve um acidente aéreo lá (pois enquanto a série não acabar não dá pra ter certeza de nada) como será que ficam as famílias dos personagens, como é que foi a repercussão do acidente, etc. etc.


Claro que é uma série e por isso não tem que se exigir que haja elementos reais (ainda mais em Lost), mas não é proibido fazer conjecturas deste tipo, vai que isso venha a fazer parte do desfecho da última temporada.

Todo o noticiário, a dor das famílias, o resgate a aeronave, todo o desenrolar dos acontecimentos ligados a este desaparecimento dão uma idéia de como poderia ter sido um possível episódio mostrando as famílias de Jack, Kate e os outros. Pra completar ainda mais o enredo os destroços e os corpos foram encontrados próximo ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo, um conjunto de ilhotas no meio do Atlântico cujá área é mais ou menos metade da Praça dos Três Poderes. Não seria viajar demais imaginar que algum sobrevivente fosse parar lá, mas isto dependeria das circunstâncias da queda, e aí há outro mistério que será difícil de desvendar.

Arquipélago de São Pedro e São Paulo - Foto: SECIRM

As indagações que se faz com relação as causas do acidente são típicas das lendas atribuídas ao Triângulo das Bermudas. E como se solucionaria isso? Seria localizando a caixa preta, certo? POis é, até isso está dificil de localizar. É um imenso quebra-cabeças e acompanhar os ultimos desdobramentos das buscas acabou virando para o povo uma espécie de seriado onde aguradamos ansiosamente pelos próximos capítulos. "Acharam mais corpos?", "Descobriram por que caiu?", "Vão mandar mais gente pro mar?", Dá pra achar a caixa preta?", etc. É sempre assim, sempre que acontece um acidente desse tipo alguma palavra técnica acaba caindo no boca do povo - foi assim com "arremeter" no acidente dos Mamonas, "transponder" no da Gol, "grooving" no da Tam e no de agora estava apostando em "Ponto Tasil" mas já não sei mais se esse vai ser tão falado.

Espetáculo à parte, não deixa de ser seguro viajar de avião, tem mais gente morrendo de gripe (a comum) no mundo do que caindo de avião. Por outro lado mra mim morrer um acidente aéreo deve ser uma das mortes mais cruéis que existe, o porquê vocês devem imaginar, se não não é bom descrever e nem me peçam para fazê-lo.

Por conta disso mesmo fica registrado o luto e a solidariedade deste humilde blogueiro às famílias que perderam parentes nesta tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário