segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

As equipes do Super Monaco GP

Tirei as teias de aranha novamente aqui deste blog porque foi o único espaço que encontrei para comentar um fato relevante: os 25 anos do lançamento do jogo Super Monaco GP para o Sega Genesis (conhecido no Brasil como Mega Drive).

Revisitei o jogo e disputei algumas temporada para fazer o que nunca fiz quando mais novo: explorar todas as possibilidades do jogo.

Posto isto descobri toda a sistemática do jogo no modo "World Championship". É a seguinte:

  • As equipes e pilotos presentes no jogo receberam corruptelas dos nomes reais da temporada de 1989 da Formula 1, e aposto que você sempre teve vontade de ver o caminhão de todas elas. Bom, você finalmente terá esta oportunidade vendo a imagem de todas elas aqui;
  • Observe a quantidade de mecânicos e de peças em casa imagem:
 ZEROFORCE (Zakspeed)
Piloto: P. Klinger (Bernd Schneider)
"Nós agradecemos a você por se juntar a nós."

ORCHIS (Onyx)
Piloto: C. Tegner (Stefan Johansson)
"Oi!" (Oi?)

COMET (Coloni)
Piloto: E. Tornio (J. J. Lehto)
"Bem, vamos aproveitar a corrida juntos."

RIGEL (Rial)
Piloto: R. Cotman (Nigel Mansell - zuaram legal com o Leão)
"Eu invejo o seu espírito elevado." (Eu, hein!)

MINARAE (Minardi)
Piloto: Você (depois o cara que você tomar a vaga)
"Vamos trabalhar duro pra vencer."

LINDEN (Ligier)
Piloto: M. Moreau (René Arnoux)
"De qualquer forma, me dê o dinheiro do seguro."

DARDAN (Dallara)
Piloto: E. Bellini (Ivan Capelli)
"Nós vamos ser muito rigorosos com você, ok?"

BULLETS (Arrows)
Piloto: B. Miller (Eddie Cheever) e depois G. Ceara (Ayrton Senna)
"Somos uma equipe estável. Não nos decepcione."

MAY (March)
Piloto: G. Turner (Johnny Herbert)
"Eu vou confiar em seu talento."

LOSEL (Lotus)
Piloto: E. Pacheco (Luis Perez-Sala)
"Preste atenção em problemas e dirija com cuidado."

TYRANT (Tyrrel)
Piloto: M. Hamano (Satoru Nakajima)

"Vamos manter os nossos desempenhos passados."

BLANCHE (Brabham)
Piloto: J. Herbin (Jean Alesi)
"Nós vamos ter uma festa para você mais tarde." (Opa!)

BESTOWAL (Benetton)
Piloto: A. Picos (Nelson Piquet)
"Nós temos a máquina mais confiável." (Modéstia a parte)

MILLIONS (Williams)
Piloto: G. Alberti (Michele Alboreto)
"Você está se familiarizando com a F1?"

FIRENZE (Ferrari)
Piloto: F. Elssler (Gerhard Berger)
"Vamos tentar vencer a equipe Madonna." (Invejosa!)

MADONNA (McLaren)
Piloto: A. Asselin (Alain Prost), depois você e G. Ceara (Ayrton Senna) quando este inevitavelmente lhe tomar a vaga.
"Seja um piloto de ponta com o melhor carro."

  • Ou seja, de uma equipe só com três malucos e uma poça de óleo você pode ir até uma equipe rica, cheio de gente pra lhe assesorar e repleta de peças de reposição.
  • Os autódromos do jogo também são os da temporada de 1989, mas não na mesma ordem daquele ano, e sim nesta ordem:
  1. Imola - San Marino
  2. Jacarépaguá - Brasil
  3. Paul Ricard - França
  4. Hungaroring - Hungria
  5. Hockenheim - Alemanha Ocidental(!)
  6. Phoenix - EUA
  7. Montreal - Canadá
  8. Silverstone - Inglaterra
  9. Monza - Itália
  10. Estoril - Portugal
  11. Jerez de la Frontera - Espanha
  12. Hermanos Rodriguez - México
  13. Suzuka - Japão
  14. Spa Francorchamps - Bélgica
  15. Adelaide - Australia
  16. Monte Carlo - Mônaco
  • Você disputa a primeira temporada começando na Minarae (Minardi) e tem que remar no grid para obter bons resultados;
  • Após o treino oficial você pode escolher um piloto de outra equipe para ser seu rival. O objetivo é chegar na frente dele, mesmo que você não vença a corrida;
  • Se você perder duas corridas seguidas para o mesmo rival é Game Over pra você;
  • Contudo se você vencê-lo duas vezes você toma o lugar do derrotado na equipe dele;
  • O objetivo é ganhar seu primeiro título de Formula 1. Caso isso não ocorra na primeira temporada você muda de equipe de acordo com sua posição na classificação final da temporada anterior;
  • Quando o título vier o jogo anuncia que chegou a hora de você defendê-lo. É nessa hora que surge G. Ceara em sua Bullets turbinada. Ele o desafia na primeira corrida e você percebe que você, agora na tão sonhada Madonna e na pole position do GP de San Marino, testemunha uma largada em disparada de seu rival, e por mais que você voe na pista o brasileiro mantêm sempre a mesma distância entre 8 e 9 décimos à sua frente, como se os dois carros fossem dois imãs de mesma polaridade se repelindo;
  • Como o máximo que você pode conseguir nas duas corridas - Imola e Jacarepaguá - são dois segundos lugares (com o G. Ceara vencendo ambas) ele toma seu lugar na Madonna e você acaba sendo jogado para a Dardan, a partir daí as corridas voltam ao normal e você pode voltar a vencer normalmente e desafiar (e tomar o lugar de) outros pilotos tranquilamente - quer dizer, todos menos na Madonna que não dispensará G. Ceara de jeito nenhum;
  • No fim das contas vencer sua segunda temporada não nem um pouco complicado e você conseguirá facilmente dar o troco na Madonna e em G. Ceara, zerando finalmente o jogo.
Enfim, apesar de o jogo ter jogabilidade bem simples comparado aos games atuais o meso se mostra bastante desafiador por conta das tretas que rolam dentro do paddock virtual. Por conta disso Super Monaco GP sempre terá lugar cativo no coração dos gamers da geração 16 bits.

8 comentários:

  1. Por mais q n seja mt velho(15 anos com certeza n e velho)esse jogo foi minha infancia.passei mt raiva jogando ele mais ele e simplesmente viciante.mt bom post !!!

    ResponderExcluir
  2. Por mais q n seja mt velho(15 anos com certeza n e velho)esse jogo foi minha infancia.passei mt raiva jogando ele mais ele e simplesmente viciante.mt bom post !!!

    ResponderExcluir
  3. Não é impossível vencer o G. Ceará!!! Basta treinar bastante, usar o vácuo e tirar segundos a cada volta, mas precisa ser praticamente perfeito. No console, vai precisar ficar usando a enooooorme password, mas nos emuladores, é só apertar o Save State e ir tentando. Há videos no Youtube comprovando isso.

    ResponderExcluir
  4. Dá pra ganhar do G. Ceara, sim, se você correr sem cometer nenhum vacilo. Eu, mesmo jogando com câmbio automático, consegui vencer o desgramado no GP de San Marino, e só perdi no GP do Brasil porque errei a freada em uma curva. Mas em todo caso, ganhando só uma dele já te facilita as coisas, porque no GP da França a gente descobre que ele é muito piloto pra pouco carro - ele largou três posições na minha frente, mas já na largada ele começou a cair até ficar em 13° enquanto eu assumia a ponta. E foi assim até o final da prova. Depois dessa, ele parou de me encher o saco.

    ResponderExcluir
  5. Dá pra ganhar do G. Ceara, sim, se você correr sem cometer nenhum vacilo. Eu, mesmo jogando com câmbio automático, consegui vencer o desgramado no GP de San Marino, e só perdi no GP do Brasil porque errei a freada em uma curva. Mas em todo caso, ganhando só uma dele já te facilita as coisas, porque no GP da França a gente descobre que ele é muito piloto pra pouco carro - ele largou três posições na minha frente, mas já na largada ele começou a cair até ficar em 13° enquanto eu assumia a ponta. E foi assim até o final da prova. Depois dessa, ele parou de me encher o saco.

    ResponderExcluir