terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Fim da ocupação

Fotos: Rafael Targino/G1

Recebi, meio consternado, a notícia de que a Câmara Legislativa foi desocupada pela polícia nesta terça.

Digo isto porque tinha esperança que assim, quebrando o protocolo, poderia ocorrer alguma mudança radical assim como ocorreu na UnB ano passado contra o Timothy. Aquela ocasião se tornou um marco revolucionário na gestão da universidade.

Agora que os manifestantes saíram os distritais já ligaram o forno para assar a pizza. Já há vários esquemas armados para pôr panos quentes na história do mensalão do DEM.

Aliás, é o próprio DEM quem vai de certa forma definir os rumos da política brasiliense a partir da decisão que será tomada amanhã. Se acontecer qualquer coisa que não seja a expulsão do Arruda pode ter certeza que todo mundo vai ser absolvido e que não vai rolar nem CPI nem processo de impeachment.

E hoje teve o protesto em frente ao Buriti. Quem diria, a PM aumentou as expectativas dos manifestantes, pena que pra variar baixaram o cacete. Queria ver se fossem manifestantes a favor se rolaria isso.

Foto: Dida Sampaio/AE

As estruturas do poder existentes em Brasília exigem que haja um choque de atitudes inovadoras, como foi a ocupação, para quebrar este sistema deturpado de interesses. os meios legais estão todos contaminados, infelizmente.

4 comentários:

  1. Pancadaria no estádio...pancadaria nas ruas de Brasília...já tá dando canseira ver tanta gente batendo e tanta gente apanhando na TV...

    Sobre as manifestações: pelo amor de Deus, não fechem as ruas!!! Assim vocês só conseguem a antipatia da população! Lugar de protesto é na frente da residência de Águas Claras, na frente do Buriti, mas na rua não!!!

    Mas deixe estar, as imagens são fortes, acho que desta vez a mídia vai ajudar a queimar o Arruda de alguma forma...pena que o senhor Roriz não deve ir junto...

    ResponderExcluir
  2. ...Havia me esquecido: na frente da Câmara Distrital...

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sil, eu discordo. Pelo que os próprios meios de comunicação houve o apoio dos motoristas que passavam (estranho uma abordagem que não esculhamba com o movimento) por mais que as cenas tenham apavorado quem passava na hora. E é como falei, sem rupturas desse tipo como parar a rua as pessoas não acordam para reivindicar, participar ativamente do debate.

    Aliás O Globo hoje por exemplo noticiou o ocorrido como se o Arruda tivesse mandado a polícia reprimir o protesto, tipo um "Ditadura Reloaded".

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Clébio, nem todos os motoristas lá apoiavam o fechamento da rua, apesar de apoiarem o movimento Fora Arruda. Acontece que há casos e casos e fechamentos de rua, na pior das hipóteses, pode acabar com a vida de alguém. Que, ao menos, deixem parte da rua aberta para que os veículos possam passar. Acho que existem maneiras mais inteligentes do que fechar uma rua para criar rupturas...

    Gostei, por exemplo, dos estudantes dentro da Câmara Distrital. Está aí uma maneira de criar rupturas sem prejudicar quem não deve ser prejudicado. Confesso que me surpreendi com essa numa cidade onde a maioria das pessoas só pensa em fazer concurso público não importando se tem ou não perfil para isso e onde boa parte delas só quer saber das aparências...prova de que há vida inteligente e contestadora por aí.

    Antes que alguém venha reclamar, deixo claro que não escrevi TODAS as pessoas, mas uma grande parte, ok.

    Vamos ver como vai rolando o movimento...

    ResponderExcluir