quarta-feira, 1 de abril de 2009

Hotsite - Times classificados para a Série D

Nesta página você encontrará informações sobre os clubes classificados para disputar a primeira edição do Campeonato Brasileiro da Série D, bem como vai acompanhar como anda a disputa nos estados que ainda não definiram seus representantes.

Mais próximo do início da disputa colocaremos como os clubes estão se preparando para a competição.

Equipes já classificadas

Alecrim - Classificado pelo estadual potiguar.
7 títulos potiguares.
O clube natalense quer voltar a ter seus momentos de glória como na década de 60 e 80. Já contou com um ex-presidente em sua meta, Café Filho, que foi um dos fundadores do clube.

Anapolina - Classificado pelo estadual goiano.
Depois de Itumbiara, Santa Helena e Trindade terem recusado a vaga goiana, coube à Rubra Xata (é, é Xata com X mesmo) asumi-la. A equipe passou boa parte da sua história recente participando da Série B e fazendo campanhas digamos regulares. Agora tem a oportunidade de voltar a fazer frente ao seu rival Anápolis, que tem feito boas campanhas no Goianão.

Araguaia - Campeão da Copa Governador do Estado do Mato Grosso.
Fundado em 1998, a Pantera ganhou seu primeiro título em 2008, começando assim a escrever a sua história.

Atlético de Alagoinhas - Classificado pelo estadual baiano.
Criado da junção de diversos clubes amadores na década de 70 (foi inclusive vice-campeão baiano na época), o Carcará garantiu sua classificação ao vencer o Vitória em casa.

Brasília - Classificado pelo distrital.
8 títulos brasilienses.
Renascido das cinzas depois de quase fechar as portas, até hoje só perde em quantidade de títulos metropolitanos para o Gama. Vai disputar a final contra o Brasiliense e pode acabar com um jejum de 22 anos sem títulos. Além disso volta a disputar um campeonato nacional depois de 9 anos.

Brusque - Campeão da Copa Santa Catarina.
1 título catarinense.
O Brusque é um clube relativamente novo (fundado em 1987) porém 5 anos depois foi campeão estadual em cima do Avaí e disputou a Copa do Brasil no ano seguinte.

Central - Classificado pelo estadual pernambucano.
1 título brasileiro da Série B.
Garantiu a segunda vaga de pernambuco no campeonato depois da desistência do seu rival de Caruaru, o Porto. Clube que foi vice-campeão estadual recentemente (2007), vira e mexe apronta para cima dos grandes da capital. Além disso, apesar de ser do interior foi o primeiro clube pernambucano a conquistar um título nacional.

Chapecoense - Classificado pelo estadual catarinense.
3 títulos catarinenses.
Seu último título não faz muito tempo que conquistou, foi em 2007. Não ganhou o título deste ano, perdendo a final contra o Avaí (que está na Série A) mas já estava com a vaga para a D. Detalhe, a vaga veio ao vencer o próprio Avaí em plena Ressacada.

Crac - Classificado pelo estadual goiano.
2 títulos goianos.
O Clube Recreativo e Atlético Catalano é o clube mais antigo de Goiás (1931) mesmo não sendo da capital. Ganhou seu último título (2004) batendo tanto Goiás como Vila Nova nos pênaltis. Esteve na semifinal do goianão 2009 onde enfrentou (e foi eliminado) pelo clube esmeraldino novamente.

Cristal - Campeão amapaense.
1 título amapaense.
Ao conquistar seu primeiro estadual, o Cristal ganhou o direito de participar da Série C de 2008.

CSA - Classificado pelo estadual alagoano.
37 títulos cearenses.
O tradicional clube alagoano é o maior vencedor de seu estado além de ter passado vários anos representando alagoas em competições nacionais. Este ano eliminou o Santos da Copa do Brasil vencendo o clube paulista em plena Vila Belmiro, porém o time não rendeu o mesmo no estadual e o clube foi rebaixado, mesmo assim o clube herdou a vaga alagoana na Série D após uma novela até chegar a este definição que envolveu a desistência dos 6 clubes melhores classificados no estadual (fora ASA e CRB).


Ferroviário - Classificado pelo estadual cearense.
9 títulos cearenses.
O Ferrim (ou Ferrão como prefere a diretoria) apesar do hiato de 14 anos sem títulos estaduais anda fazendo boas campanhas a nível nacional. Em 2006 por exemplo ficou em quinto lugar na Série C (subiram quatro), marcando sua campanha com um sonoro 7 x 2 no Bahia no Presidente Vargas.

Flamengo - Campeão piauiense.
16 títulos piauienses.
Apesar de ter quase tudo parecido com o xará carioca, seu mascote é a raposa. É conhecido tradicionalmente por ter a maior torcida do estado e possuir diversas torcidas organizadas. É também o clube que mais representou o Piauí na Copa do Brasil.

Fluminense de Feira - Classificado pelo estadual baiano.
2 títulos baianos.
Último time do interior baiano a conquistar o estadual no longínquo ano de 1969 e considerado o terceiro maior clube baiano, o Touro do Sertão tenta voltar a figurar no cenário nacional.

Friburguense - Classificado pelo estadual fluminense.
Com a desistência do tradicional Bangu, o time de Nova Friburgo herdou a vaga. O clube é novo com relação a outras agremiações do estado mas depois que conseguiu o acesso à primeira divisão em 1997 nunca mais foi rebaixado, ou seja, já está há treze anos na categoria principal.

Genus - Classificado pelo estadual rondoniense.
O clube assumiu a vaga depois da desistência do campeão Vilhena. A palavra "Genus" é oriunda do Latim e significa "Família".

Ituano - Classificado pelo estadual paulista.
1 título brasileiro da Série C, 1 título paulista.
Foi rebaixado da Série B em 2007 e da C em 2008. Agora conquista a vaga para a disputa da Série D. Junto com Inter de Limeira e Bragantino, faz parte dos 3 únicos clubes do interior paulista a conquistar o estadual. Foi campeão da Série C em 2003 disputando um curioso quadrangular São Paulo-Paraíba (com Santo André, Botafogo-PB e Campinense).

J. Malucelli - Classificado pelo estadual paranaense.
1 título brasileiro da Série C.
Foi fundado por duas famílias tradicionais - Malucelli e Trombini - e por conta disso foi batizado com o curioso nome de Malutrom. Foi com este nome que o clube conquistou seu maior título - o módulo verde e branco da Copa João Havelange, em 2000 (equivalente á terceira divisão). Este ano ficou com uma inédita vice-colocação, ficando a frente de Coritiba e Paraná. Está em processo de mudança de nome - passará a se chamar Corinthians Paranaense.

Londrina - Campeão da Copa Paraná.
1 título brasileiro da Série B, 3 títulos paranaenses.
Dono da maior torcida do interior do Paraná, foi quarto colocado no campeonato brasileiro de 1977, quando ganhou o apelido de Tubarão por conta do filme homônimo de Steven Spielberg.

Macaé - Classificado pelo estadual fluminense.
Fundado em 1990, profissionalizou-se em 1998 e chegou a elite do futebol carioca em 2007. Vai disputar sua terceira competição nacional, sendo que no estadual deste ano ficou atrás apenas dos quatro grandes do Rio.

Madureira - Classificado pela Copa Rio.
1 título da Taça Rio.
Tradicional clube do subúrbio carioca. É conhecido por ser um grande celeiro de craques como Didi, Evaristo de Macedo e Jair da Rosa Pinto. Foi vice campeão carioca em 2006, perdendo para o Botafogo na final. O Nova Iguaçu, campeão da Copa Rio, abriu mão de sua vaga na Copa do Brasil cedendo espaço para o Americano, que por conseguinte cedeu a vaga para a Série D ao Madureira.

Mirassol - Classificado pelo estadual paulista.
Estreou na elite do futebol paulista em 2008. O clube terminou o estadual deste ano em sétimo lugar e com o segundo melhor ataque da competição, atrás apenas do líder Palmeiras.

Moto Club - Campeão maranhense.
2 títulos da Copa Norte, 24 títulos maranhenses.
Segundo maior campeão do estado, foi criado para competições sobre rodas. Já foi heptacampeão estadual e representa frequentemente o Maranhão em competições nacionais.

Nacional - Campeão do 1º turno do estadual amazonense.
40 títulos amazonenses.
É o maior vencedor do estadual, com mais que o dobro de títulos do que o segundo colocado (Rio Negro - 16). Agora tem a oportunidade de recuperar as glórias do passado como na década de 70 e 80 quando disputou o Campeonato Brasileiro com boas campanhas.

Naviraiense - Classificado pelo estadual sul-matogrossense.
O clube de Naviraí conquistou a vaga por um critério diferente, pois o regulamento previa que representante seria o campeão do primeiro turno, que foi decidido em dois jogos contra o Itaporão já valendo pelo segundo turno.

Paulista - Classificado pelo estadual paulista.
1 título da Copa do Brasil, 1 título brasileiro da Série C.
Clube que celebra seu centenário este ano, ganhou a Copa do Brasil em 2005 batendo o Fluminense na final. Um ano antes foi vice-campeão paulista, sendo derrotado pelo São Caetano na final. Assim como Ituano, Remo e Santa Cruz foi rebaixado da Série B em 2007 e da Série C em 2008.

Pelotas - Campeão da Copa FGF.
1 título gaúcho.
É celebre por seu uniforme ter sido "somente" a inspiração para o uniforme da Seleção Brasileira. Rivaliza na cidade com o Brasil de Pelotas.

Rio Branco - Classificado pelo estadual capixaba.
35 títulos capixabas.
É o maior vencedor de títulos do Espírito Santo, mesmo tendo passado por dificuldades que fizeram o clube vender inclusive seu estádio ao governo do estado. Se classificou depois de ter protagonizado uma grande confusão junto com o SãoMateus e depois de os clubes fazerem um acordo para a definição das vagas da Série D e da Copa do Brasil.

Santa Cruz - Classificado pelo estadual pernambucano.
24 títulos pernambucanos. Fita Azul do Brasil.
Clube de enorme torcida e dono de um dos maiores estádios do Brasil. O Santa Cruz é, dos times até então classificados, o mais vitorioso e mais tradicional. Em 2006 estava na Série A, mas foi acumulando rebaixamentos seguidos até o início de sua redenção este ano. É um dos favoritos à conqusita do título.


São José - Classificado pelo estadual gaúcho.
Se auto-entitula o time mais simpático do Rio Grande do Sul. O time de Passo D'Areia herdou a vaga do Veranópolis, 2° melhor colocado no estadual e que informou que fechará seu departamento de futebol no segundo semestre de 2009. Após, Santa Cruz e Ulbra, 3° e 4° respectivamente, também recusaram a vaga.

São Raimundo - Classificado pelo estadual paraense.
O clube é antigo e está sediado em Santarém, cidade importante do interior do Pará, mas não era considerado um clube de grandes feitos. Este ano bateu o Clube do Remo, levou o segundo turno do Parazão e vai disputar a final contra o Paysandu (que já está na Série C).

Sergipe - Classificado pelo estadual sergipano.
32 vezes campeão sergipano.
É o clube que mais ganhou títulos estaduais em Sergipe, com quase o dobro do seu rival Confiança. Este é o ano de se centenário e depois de passar o campeonato todo nas posições intermediárias deu uma arrancada no fim culminando na vitória por 4 x 1 sobre o Sete de Junho. Agora vai jogar o classico para ser campeão.

Treze - Classificado pelo estadual paraibano.
1 título brasileiro da Série B, 13 títulos paraibanos.
Por coincidência treze também é a quantidade de vezes em que o clube foi campeão estadual. Agora o Galo da Borborema tem uma nova chance de voltar ao cenário nacional e fazer frente ao rival Campinense, hoje na Série B. Pelo menos no estadual ficou na frente.

Tocantins - Campeão tocantinense.
1 título tocantinense.
Ganhou seu primeiro título em 2008 e disputa seus primeiros torneios nacionais.

Tupi - Campeão da Taça Minas Gerais.
O clube de Juiz de Fora tem sido presença frequente no cenário mineiro. Porém sua torcida carijó é composta na maioria por torcedores de clubes cariocas.

Uberaba - Classificado pelo estadual mineiro.
Curiosamente já disputou mais vezes a elite do futebol brasileiro (seis) do que as séries inferiores. Time tradicional do triângulo mineiro e que por conta disso tem o boi zebu como mascote, ficou com a vaga que era do Rio Branco que desistiu da disputa.

Uberlândia - Classificado pelo estadual mineiro.
1 título brasileiro da Série B.
Rivaliza com o Uberaba fazendo o clássico UbeUbe. É outro clube buscando recuperar o prestígio à nível nacional. Já foi campeão da Série B e por pouco não disputou o mata-mata da Copa João havelange em 2000 pois perdeu a final dos módulos verde e branco para o então Malutrom. Assim como o rival, vai disputar a Série D por conta da desistência do Democrata.

Ypiranga - Classificado pelo estadual gaúcho.
Depois de muitos anos disputando a segundona gaúcha volta a elite, e no mesmo ano conquista a vaga para a Série D.


Vagas a preencher

Roraima - 1 Vaga
Campeão roraimense de 2009.
O Roraima conquistou o título na decisão contra o São Raimundo, porém este foi ao STJD alegando a escalação irregular de jogadores por parte do Atlético Roraima. O julgamento que irá decidir o campeão e o representante de Roraima na Série D ainda não teve a data marcada.

Estados sem representante

Acre - 1 Vaga
O representante do Acre deveria ser o campeão Juventus mas o mesmo desistiu da vaga e nenhum dos outros times restantes assumiu a mesma, deixando o grupo A1 com 3 clubes.

Vagas preenchidas - 38
Vagas a preencher - 1
Estados sem representante - 1

Desistências - 33

Grupos da primeira fase:

Grupo A1 - Grupo A2



Grupo A3 - Grupo A4





Grupo A5 - Grupo A6



Grupo A7 - Grupo A8



Grupo A9 - Grupo A10



Última Atualização - 15/06/2009.

15 comentários:

  1. Beleza, Clébio. Gostei do começo, agora é enxertar mais informações e saber como andam os clubes, atualmente. Parabéns e sucesso ao Santinha, o mais querido.

    ResponderExcluir
  2. vamo la meu SANTINHA....agora tem que ser o unico campeao das series D ,C,B e fechar com glorias que e tua tradicao,como campeao da serie A !!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu, cara, gostei de teu blog. Botaremos um link com o blog do santinha.
    um abraço grande,
    Samarone Lima
    Blog do Santinha

    ResponderExcluir
  4. Informação errada sobre o Macaé Esporte.

    O Macaé está disputando pela terceira vez uma competição nacional. Em 2004 a terceira divisão por um critério que eu não sei qual foi, pois nem na primeira divisão do campeonato carioca estava. Ano passado disputou a terceira divisão do campeonato brasileiro novamente, mas por critério obvio, classificação em tal posição no carioca do ano passado. E esse ano novamente se classificou pra disputar, só que no caso a quarta divisão, ja que foi criada. Classificado ano passado e esse ano na quinta posição, só atrás dos grandes. Por favor, corrigir esse erro.

    ResponderExcluir
  5. Lauro, obrigado pela colaboração. As informações passadas sobre o Macaé já foram atualizadas e qualquer informação adicional que valorize os clubes participantes será muito bem vinda.

    ResponderExcluir
  6. Assu/RN e Naviraiense/MS também já garantiram a classificação nesta semana.

    Saudações Corais!

    ResponderExcluir
  7. vai dar o Bruscão de santa catarina espere para conheçer a garra catarinense que esse ano venceu o figueirense e empatou com avai espere ai estamos chegando comendo pelas beiradas

    ResponderExcluir
  8. o fluminense de feira esta com investimonto enpresarial, e vem forte para serie d foi terceiro colocado no bahiano, o touro do sertao como e conhecido ja foi vice da serie c .

    ResponderExcluir
  9. Clebio, ve se tu consegue ordenar por estado,que ai fica mais fácil pensar nos primeiros adversarios.

    Edward Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Clebio,

    ficou muito bom o hot site!!

    tem como organizar por estado??
    acho que ficaria mais facil tentar prever os adversarios, embora acho que porto, souza, assu e o time de AL sejam do nosso grupo.

    ResponderExcluir
  11. vai dar sousa, dinossauro forte do sertão.

    ResponderExcluir
  12. que jabo e isso times dess tipo
    forroviario ASSU E PIAUI 0 X 4 SOUSA
    PODE VI TUDO DE 1 VEZ

    EEE SOU DINOSSAURO COM MUITO ORGULHO
    COM MUITO amor
    sousa nao e time e uma religiao

    ResponderExcluir
  13. Vamos atualzar isso aí né. O sousa já desistiu da série D e o TREZE já confirmou a presença na competição e vocês só atualizaram os outros clubes!

    ResponderExcluir
  14. O sousa já desistiu da série D, o TREZE já confirmou presença mais vocÊs só atualizaram os outros times, vamos se ligar aí!!!

    ResponderExcluir
  15. O Ypiranga esta investindo muito e melhor se cudarem por que ele vem com tudo. Vomp la canarinho

    ResponderExcluir