quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Contegem regressiva para o carnaval

Ai meu saco, tudo que eu não quero é ficar vendo desfile na TV.

É incrível. Para quase todos os amigos que indago como vão passar o carnaval, 99,99999...% dizem que vão viajar, se pirulitar de Brasília. Metade é certa de que vai pra Recife me passar inveja, o resto se divide - vai para outros destinosprocurados ou viajam aqui pra perto mesmo (Caldas, Pirenópolis, Chapada, etc.). Já os que vão ficar dá para contar nos dedos.

Por questão de contenção de despesas acabou que este ano vou ficar por aqui mesmo. E é certo que de tanto o Romildo ficar botando pilha vou acabar indo no Galinho de Brasília pelo menos em um dos dias em que ele sai (Sábado e Segunda). O resto ainda é uma incógnita.

Que o carnaval de Brasília não existe todo mundo já sabe, mas é difícil aceitar que na maioria dos lugares badalados e que são a "cara" do carnaval o negócio ou se desvirtua ou perde a graça. Pior ainda é o fato de que tais carnavais são a referência para o resto do país.

Os dois exemplos do que é carnaval para o brasileiro médio: Desfile de escola de samba no Rio e trio elétrico em Salvador. É tanto isso que em todos os outros grandes centros do país o que se tem de carnaval se limita a isso. E ainda dizem que este é o pais do carnaval, tá bom.

Primeiro que o desfile na Sapucaí perdeu completamente o sentido, virou mais um espaço para pseudocelebridades aparecerem e rebolarem mais do que qualquer outra coisa. E em Salvador o axé há tempos não tem mais o fôlego que tinha há alguns anos atrás, solicitando gritantemente de uma renovação.

A louvável exceção fica por conta do Recife, que tem seu carnaval popular e multicural intacto e cheio de gás (só precisa renovar seu estoque de músicas - há quantos anos só se houve vassourinhas, fogão e etc.?) e o carnaval cada vez mais famoso das repúblicas universitárias de Ouro Preto.

E Brasília? Cemitério do carnaval e que, como disse no primeiro parágrafo, vai ficar às moscas? Pra quem sobrou tem as opções do Galinho de Brasília, dos trios-elétricos-querendo-arremedar-Salvador e uma foliazinha aqui e acolá. Vai acabar virando tradição o carnaval daqui ser com duas semanas de antecedência - pra dar tempo do povo dar no pé e curtir o carnaval noutro lugar.

E de propósito deixei pra falar por último do do eterno Pacotão, que diferente dos outros anos vai ter muito o que tematizar graças ao José "panetone" Arruda e nossa mui amada Câmara Distrital. Quem sobrar, verá.

***

Atualização: Agora sim que o Pacotão vai bombar, com a prisão do Arruda o ano aqui em Brasília, que só começa depois da quarta-feira de cinzas, vai pegar fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário