sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Odorico Vive

Sim, nóis pode!



Tenho certeza que Dias Gomes deve estar orgulhoso no céu ao ver que sua obra ainda está viva na memória das pessoas.

Em compensação ele deve estar morrendo de vergonha pela sua obra continuar tão atual.

Estou me referindo a peça que depois virou novela que depois virou sucesso, uma sátira que tinha um enredo tão bem elaborado que não tinha como dar errado.

O Bem Amado

E desta obra surgiu o personagem que é o maior estereótipo do político brasileiro. Odorico Paraguaçu. Uma figura tão marcante que ninguém sabe até hoje se ele é inspirado nos políticos ou se os políticos é que se inspiraram nele. Sinceramente? Acredito na segunda opção.

Ta aí uma história que lamento de não poder ter visto por conta de minha idade, por isto mesmo não me sinto confortável em escrever algo a respeito, mas se você quiser saber mais encontrei este texto no site d'O Globo que achei bastante interessante.

Mas estou citando esta "jenipapança" toda porque o que mais vemos por aí desde sempre é gente que acha que pode embromar o povo com discursos empolgantes e inagurando obras e mais obras como se o governo tivesse como única funcção construir qualquer coisa, em detrimento do provimento de condições básicas de vivência e cidadania para a população.

Inspirado nas pérolas ditas por nossos governantes o jornalista Heródoto Barbeiro mistura as notícias da semana com trechos de O Bem Amado todas às sextas-feiras no Jornal da CBN, sempre acompanhado da Bandinha de Sucupira entoando a indefectível música-tema da novela (que cá pra nós, bem que podia ser declarado o hino da cidade).

Como começou a história da Bandinha (clique aqui).


Recentemente um dos homenageados foi nosso excelentíssimo governador José Roberto "Panetone" Arruda. Acompanhem:



E ele ainda me faz o favor de tentar subornar os outros, ainda mais gente da laia de Roriz. É muito amador mesmo. Quero só ver agora o que ele vai dizer para abastecer a coluna.

Como Heródoto mesmo disse: Enquanto houver material para ser publicado a bandinha vai tocar. Material surge toda semana, logo a coluna promete ser eterna, assim como a obra de Dias Domes. E o melhor de tudo é que Heródoto não vai sofrer com a ditadura como Dias Gomes sofreu na época da novela.

Para baixar o tema da Bandinha de Sucupira clique aqui: Bandinha de Sucupira - O Bem Amado.mp3 (878.32 KB)

Odorico em seu gabinete bacanudo.

2 comentários:

  1. Muito bom o artigo, e reminiscência, como diria meu velho e saudoso Avô. Dando trato às bolas, e abordando o assunto populismo, menciono a eleição de 1955, quando Juscelino, herdeiro direot de Vargas, ganhou.

    Pra variar, quiseram dar uma quartelada. Mas o General Denys, deu o golpe nos golpistas, o que linguagem atual significa dizer que foi ninja. Denys empossou Juscelino.

    Botou pra correr Café Filho, político à la Zé Sir Ney da época, que tramava contra JK. Carlos Lacerda praticamente saiu "fugido" do País depois do suicídio de Vargas (ele foi o maior opositor de Vargas, o "Pai dos Pobres" e se deu mal com a turba após o suicídio de Getúlio).

    Foi morar em NY, num exílio, digamos, assim forçado pelas circunstâncias, embora não houvesse naquele tempo perseguição hostil, como por exemplo, aquele que foi instituída pelo AI-5.

    Hoje, imagino que nosso destino não fosse tão negro se o populismo tivesse sido cirurgicamente amputado como queria Lacerda. Talvez Dias Gomes não tivesse criado um ODORICO ETERNAMENTE ATUAl, e quiça não haveria esse legião de estelionatários políticos que torturam o Brasil. É uma hipótese.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Trabalhei com o Heródoto e o entrevistei para falar sobre a Rádio Sucupira.
    Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=aoN8mmfJh8o



    Parabéns pelo blog, conheça o meu http://politicamidiatica.blogspot.com

    ResponderExcluir