terça-feira, 23 de março de 2010

Intervenção sim, E JÁ!

Pablo Valadares/Agência Estado/AE

Mas este título foi escolhido apenas para chamar mais a atenção e para ser curto e grosso sobre a minha posição sobre este assunto. O título poderia ser também, parafraseando (e "homenageando") a persistência do Correio Braziliense:

Porque sou A FAVOR da intervenção.

Estou escrevendo isto por aqui obviamente por estar de saco cheio de toda esta campanha altamente imparcial do referido jornal e também pelo mesmo estar incentivando as pessoas a "participar do debate" sobre o assunto, no melhor estilo Veja (eu faço juízo para você que não tem tempo para fazê-lo).

Agora o mote da cruzada associada é a convocação para um abraço ao prédio do STF contra a intervenção. Não vejo ninguém se mobilizando para tal nem sequer comentando ou debatendo nos canais disponíveis para tal no mesmo fervor de quando começou a ser deflagrada a Operação Caixa de Pandora. O "debate", assim como o "movimento" está restrito - e isto pode ser notado em qualquer das reportagens do Correio - a políticos e juristas que são consultados pelo jornal a das a sua opinião, e o mais engraçado é que não se vê ninguém dando opinião defendendo a intervenção como se esperaria de um veículo de counicação que se apresenta como isento.

Quanto ao interesse do Correio no assunto o único que consigo imaginar mais diretamente é o fato de algumas das empresas de comunicação pertencentes aos Diários Associados serem de propriedade de Paulo Octávio. Ou seja, é o pavor da perda do poder e da influência - não tanto do PO mas de aliados da trupe do panetone.

Gostaria inclusive de saber de pessoas ligadas ao Movimento Fora Arruda qual é a posição dos mesmos quanto ao assunto.

Deixando os interesses escusos do CB em temer tanto a intervenção, o que ele tem utilizado como argumento é o mesmo tom de ameaça utilizado pelos correligionários de Arruda para buscar apoio: O clássico "se houver intervenção as obras vão parar, a cidade vai ser engessada, etc." e a novidade "Brasília vai perder sua autonomia política, a câmara tá funcionando direitinho" e por aí vai.

Cãmara funcionando direitinho é uma coisa que eu sinceramente nunca vi desde que ela existe, ela só acordou pra vida e resolveu acelerar os processos contra os envolvidos no escândalo justamente por conta do malvado fantasma da intervenção, e se não fosse isto Arruda estaria por aí livre, leve, solto e governando. Essas de obras parando nós já estamos presenciando, serviços públicos no DF sempre funcionaram em ritmo de lesma.

Agora esse de que Brasília vai perder sua autonomia política, que lutou tanto para conseguir e não sei o que mais é o mais ridículo dos argumentos. Primeiro que intervenção não é eterna, tem a função de normalizar o funcionamento dos poderes da unidade da federação (que ficou bastante comprometido com a debandada de secretários e políticos em cargos afins). E tem mais, uma cidade que elege Roriz e cia. não sei quantas mil vezes dá uma demonstração clara de que é incompetente para votar.

Se alguém mais tiver argumentos para apresentar discutiremos com todo o prazer, mas reafirmo mais uma vez, o assunto precisa ser melhor esclarecido, as instituições estão contaminadas há muito tempo por gente sem compromisso e a imprensa não está fazendo seu papel a contento. Então haja vista tudo que tenho presenciado e lido me posiciono a favor da intervenção, e espero que a população não se contagie com esta chantagem barata que está sendo veiculada.

Publica essa, Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário