terça-feira, 30 de março de 2010

Troféu Imprensa x Melhores do Ano

Houve um tempo em que isto era levado mais a sério.

Achei este texto interessantíssimo que havia percebido algo que eu já havia notado desde já há alguns anos. Há uma competição aberta entre Globo e SBT para ganhar a preferência do telespectador quanto à credibilidade de prêmio a ser dado aos "destaques do ano" na televisão brasileira. Do lado de Sílvio Santos há o Troféu Imprensa e do lado da família Marinho há o Melhores do Ano.

Faustão apresenta a premiação global com a pretensão de quem anuncia de maneira egocêntrica e desrespeitosa os melhores "da televisão brasileira", porém o clima visto ali é o de uma confraternização corporativa de fim de ano afinal, fora os cantores, só há ali contratados da emissora carioca. Aliás os cantores só estão ali porque emplacaram algum sucesso em alguma novela, ou seja, nem isso escapa da pretensão monopolista da Globo.

Mas o outro lado da batalha não tem motivos para questionar. O Troféu Imprensa é tradicional, é verdade (existe desde 1958 e Sívio tem os direitos desde 1970) mas o Homem do Baú também tem tempo que puxa a sardinha para seu lado, não chega nem perto do que a Globo faz mas o critério de escolha por jurados ali na hora é tão ultrapassado quanto os que participam do sufrágio - entrem no site que vocês verão. Se Sílvio não se cuidar o prêmio pode acabar virando uma Série B de premiação.

Enfim, o quadro só evidencia o quanto a briga pela audiência e por uma supremacia fantasiosa acaba por revelar o quão desunida é a televisão aberta brasileira. Se alguém quer credibilidade o certo seria alguma associação de classe (tipo a Abert, sei lá) promover a premiação que fosse e ficando a cargo dela escolher quem merece ser laureado independente de onde esteja trabalhando. Agora a continuar neste clima de desconfiança de ninguém querer dar audiência a outra emissora (coisa que um pool de transmissão resolveria fácil) acaba-se parafraseando os Titãs - cada um por si e Deus contra todos.

P.S.: Um ponto para o Troféu Imprensa só pelo fato de os Melhores do Ano terem premiado Luan Santana como cantor revelação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário