quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Stand-up comedy


Nas últimas semanas saí desandando a soltar piadas sobre a candidatura da Dona Weslian via twitter e a retuitá-las quando vinham de outras pessoas. A maioria delas se referia à participação da candidata em debates como uma apresentação de stand-up comedy.

Mas sempre me perguntava: afinal o que raios é uma stand-up comedy?

A definição eu já sabia qual era: o cara se apresenta no palco sozinho e em pé e fica fazendo chistes com fatos e coisas do cotidiano. Olhando assim não parece nada diferente de qualquer conversa de botequim onde os convivas depois de chegarem ao fim da primeira garrafa já se sentem mais soltos para rir da vida. Mas só saber o que significa o termo não adianta de nada, afinal o termo e o tipo de espetáculo entrou definitivamente na moda sendo amplamente divulgado principalmente por humoristas como os do CQC e por novos personagens da cena teatral, então algo de diferente haveria de existir.

Ontem foi o dia de tirar a prova quando recebi o convite para a Terça Comédia da Eighties Pub (sim, rola toda terça-feira) e ontem a atração principal seria o redator "global" de programas como A Grande Família e Os Caras de Pau, Cláudio Gonzaga. Além disso haveria o grupo Falando Nisso que, conforme disseram eles, se apresentam lá toda terça logo já devem ser figurinhas carimbadas do local e conhecido dos frequentadores habituais.

A apresentação não pode servir sozinha como parâmetro para avaliações do gênero, mas confesso a todos vocês: Ri, ri muito, até doer a barriga e ficar com dificuldades de respirar e digo com segurança que não me lembrava qual teria sido a última vez que isto teria me acontecido. Se a média de qualidade da apresentação do grupo for aquela que se vislumbrou ontem a atração semanal é recomendadíssima. Só fica o alerta para a facada que é a consumação dentro do local (uma long neck custa R$ 5,00, fora o couvert de R$ 10,00).

E uma noite como a de ontem ganha um tempero todo especial com uma companhia tão maravilhosa como a da Thuanne.

Eu e Thuanne


Pretendo agora ficar mais atento quando houver atrações do tipo para ter a exata noção do movimento, mas a proposta ficou bem mais clara e permitiu que eu a compreendesse e a aprovasse. Mas em palavras não dá para definir direito, só vendo mesmo. E vou maneirar nas piadas com relação a Dona Weslian para não ofender os comediantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário