sexta-feira, 3 de julho de 2009

Lula sequestrado

Foto: Jorge Araújo/Folha

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi feito refém, o desenrolar dos acontecimentos e seu possível desfecho terá enorme influência sobre a disputa eleitoral de 2010.

Mas calma, nosso mandatário maior não está em cativeiro, ou seja, não houve um sequestro de verdade, porém ele é refém sim como afirmei acima e ele está sim em poder de, digamos, "bandidos".

O Congresso Nacional (tanto Senado como Câmara) perdeu completamente a credibilidade perante a nossa eterna pacata população, o que à nível de Brasil, como todos sabemos, não quer dizer nada. Mas mais pra frente eu retomo este assunto.

José Sarney, que como falei no texto anterior é o ícone da escalada inflacionária, segue cada vez mais pressionado para deixar a presidência da casa. É o máximo que se consegue exigir de punição para um cacique da envergadura dele, qualquer exigência além disso será inócua. Mas eis que vem um apoio até esperado, mas mesmo assim surpreendente - de quem? Ora, do nosso querido Lula-lá.

Até as baratas do Palácio do Planalto sabem que Lula não está apoiando Sarney por acreditar na inocência ou na amenidade dos atos do bigodudo e de seus excelentíssimos colegas de trabalho e subordinados. O motivo é que Sarney é do PMDB, e o PMDB é um aliado fundamental não só para garantir os interesses governistas no congresso, mas para viabilizar o (até agora) nome de Dilma Rousseff como sucessora de Lula no ano que vem. Resumo da ópera: nunca ficou tão evidenciado como agora a verdadeira natureza do PMDB do presente - um partido sem identidade, sem ideologia, que serve apenas pra abrigar (e proteger, por que não) caciques como Sarney, Jáder, Renan, Íris, Roriz, Simon, Jarbas, Temer, (aff... melhor parar), gente que pratica o mais puro fisiologismo - até na Wikipedia isto está registrado.

Se Lula age assim porque mudou seus ideais ou porque ficou deslumbrado com o poder não sei dizer, tudo aponta pra tal, mas prefiro dizer que ele foi é engolido pelo poder, o poder dos verdadeiros donos dele, pois se Lula é popular e atrai muitos votos ele praticamente faz este papel sozinho no PT, enquanto no PMDB estão representados diversos currais eleitorais: votos e apoio essenciais para se manter no poder.

Mesmo a tese de que Lula foi engolido é de se lamentar. muitos queriam que o presidente mantivesse a posição que fez com que seus eleitores depositassem sua confiança nele, mas isso está cada vez mais utópico.

Qual será o próximo passo? Defender Collor? Ah não, ele é do PTB aí é mais difícil.

Mas o que dá a força necessária para que o presidento fique nas mãos do PMDB é a força política de seus nomes mais importantes. Estes nomes que eu citei acima e que estão além do bem e do mal - nisso faz sentido dizer que Sarney não é uma pessoa comum, vai dizer isso aos seus eleitores no Amapá e no Maranhão.

Como todos eles tem votos garantidos para a eternidade e protestar contra abuso de poder aqui no Brasil é coisa de desocupado que congestiona o trânsito, eles ficam lá e nós cá, e todos continuam felizes para sempre. Todos, menos a moralidade, isso é coisa de gente chata e amargurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário