terça-feira, 8 de setembro de 2009

VLT - ação efetiva ou picaretagem?

Arruda e seu novo ferrorama - Foto: George Gianni

As três letrinhas mais comentadas do feriadão formam a abreviatura de Veículo Leve sobre Trilhos. O bonitão aí da foto (o bonitão é o que está do lado do governador) está exposto no SCS na esquina ao lado do Sarah e foi recebido com toda a pompa pelo governador José Roberto Arruda e pelo presidente da França Nicolas Sarkozy. O projeto é contruir estradas de ferro para esses bondes modernos circularem pela avenida W3, utilizando para isso o canteiro central e uma das faixas em cada mão. O trajeto se iniciaria no aeroporto e percorreria toda a avenida até o fim da Asa Norte, ou não, e é isso que vocês vão ver a seguir.

Fui conhecer a traquitana hoje lá na referida exposição e fui recepcionado por pessoas que estavam distribuindo panfletos com detalhes do projeto e explicando o mesmo aos transeuntes que conheciam e admiravam os vagões. Tudo muito bem, tudo muito bonito até que uma delas diz que o trem só irá até o Brasília Shopping.

Opa! Alerta vermelho ligado! Nos jornais de ontem e de hoje, no site do governo e até mesmo no panfleto que a dona estava distribuindo (e que fiz questão de mostrar para ela) dizia que o danado iria até o fim da asa norte, e ainda tinha os banners do lado de fora pra reforçar a idéia e que iam além: uma linha cortando o eixo monumental do congresso à rodoferroviária (prédio que vai ser desativado ano que vem, é importante ressaltar). A moça mesmo assim insistia que só ia até o BSB shopping. Depois de eu insistir nos argumentos acima ela mudou o discurso - agora o projeto ia até o fim, mas o trecho norte não havia sido aprovado, ainda.

Aliás estava presente também o secretário de transportes Alberto Fraga, dando entrevista na ocasião para o Correio Braziliense. Não peguei muito do que ele falou mas deu pra ter uma sacada do teor político do negócio, além de uma pérola dita em off:

- "O povo passou 30 anos sem comentar nada do transporte daqui, agora que a gente assumiu que o povo vem reclamar?"


Tá bom, secretário. Tá bom.

O povo deslumbrado com o VLT e tão massacrado pela realidade do transporte nem parou para pensar nos detalhes práticos de uma obra dessas:

Primeiro, essa conversa com a moça do vagão refletiu o desencontro de informações, cada veículo noticia o projeto de um jeito diferente. Isso dá uma impressão de que como sempre o importante é fazer alarde - já perceberam que quase toda notícia de ação do governo é redigida no futuro do presente? (fará, construirá, inaugurará, etc.) Pois é, é porque assim o governo aparenta estar fazendo alguma coisa, mesmo que depois a obra não saia (lembram de uma certa rodoviária que levou uns quinze anos pra sair do papel)?

A obra é essencialmente política, fato, e todos sabem que político em qualquer lugar do mundo não tá nem aí com o bem estar da população, quer mais é aparecer para se perpetuar no poder. Senão vejamos: essa obra só vai sair por conta da Copa do Mundo (por isso a esticadinha até a rodo) para poder ligar os turistas do aeroporto ao estádio e vice-versa. Mas você consegue imaginar turista pegando coletivo no Brasil? Pois mesmo que ele seja o mais modernoso possível vai fazer parte do Brasília Integrada. No fim das contas quem vier ver a Copa em Brasília vai fazer como todo bom visitante da capital faz: andar de táxi.

E ainda está previsto que o trem (junto com a pista para os carros) passe por baixo do SCS, transformando a pista em frente ao Pátio numa praça(!). Quem está vivendo o inferno das obras da Linha Verde na EPTG já deve imaginar que maravilha que vai ficar aquela área durante as obras de escavação do túnel.

Longe de mim querer melar o projeto - se vier é óbvio que será muito bem vindo, mas não creio que saia do jeito como está sendo veiculado por aí pois muito do que está sendo prometido me parece muita viagem, fazendo toda a propaganda parecer picaretagem pura. Por fim é importante abrir o olho para tamanha pirotecnia: lembrem-se que as eleições estão bem ali em 2010 então tudo quanto é obra maluca e "inovadora" vai aparecer em tudo que é canto.

Vou aproveitar e guardar mais uma data de promessa de inauguração: 30 de junho de 2010, a conferir.

Quem quiser conhecer o VLT (e souber ler francês) pode entrar neste site aqui.

Um comentário:

  1. Ferrorama...adorei essa, ehehehe!
    Pois é, Clébio, vamos ver qual será o resultado final desse "Ferrorama".

    Ai, eu ODEIO informações desencontradas...afinal, quais serão as verdadeiras em relação a esse trem aí?

    Beijão!

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

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