terça-feira, 15 de setembro de 2009

A "velha" novela das oito


Ontem estreou na TV Globo uma nova novela no dito horário das oito horas. A novela se chama História de Am... digo, Viver a Vida. Para início de conversa devemos nos atentar para o fato de que a novela das oito deixou de começar às oito há muitos anos - hoje chega a começar até às 21:10 - então o mais correto seria fazer como alguns sites especializados fazem que é chamar o programa de novela do horário nobre, o que é verdade dado o fato de que é a novela que tem o maior destaque na programação e a maior repercussão na mídia.

Pra variar, Por Am... digo, Viver a Vida já em suas chamadas passa uma sensação de déjà vu. primeiro que iniciar com um tema de bossa nova já dá pra imaginar mais uma novela que se passa no Rio de Janeiro, mas vamos falar sobre isso daqui a pouco. Já na abertura deu pra perceber que a Globo plagiou uma propaganda do Banco Santander e logo logo este fato será registrado pelo Kibe Loco na seção Oito Pecados (que por sinal ganhou este nome por causa de outra novela - Sete Pecados - que plagiou um comercial da Ikea).

Pra variar, a protagonista de Laços de Fam... digo, Viver a Vida, se chama Helena, logo deduz-se que a novela foi escrita por Manoel Carlos - por isso o tema em bossa nova. Para não se cometer uma injustiça neste quesito pelo menos a personagem principal é vivida por uma atriz negra (Taís Araújo). É a primeira vez que isto ocorre numa novela do horário nobre da Globo e a segunda vez em todas as novelas da emissora (a primeira também foi com Taís Araújo em Da Cor do Pecado).

Pra variar, Mulheres Apaix... digo, Viver a Vida, é ambientada no Rio de Janeiro, Mas se incrivelmente, em se tratando de Manoel Carlos, a novela não se passa no Leblon, o núcleo de dramaturgia também não foi pra muito longe: foi bem ali para Búzios, à leste da capital fluminense, então é relativamente perto para os personagens irem passear na pracinha cheia de babás e velhinhos e depois disso ir à padaria fazer merchan junto com os outros personagens e relatar seus dramas surreais para todo o Brasil.

Já foi falado aqui no blog em um texto escrito por Sidney Nicéas sobre esta questão de que 99,99...% das novelas da Globo se passam em apenas três cidades: São Paulo (a metrópole industrial), Rio de Janeiro (a cidade maravilhosa) ou em alguma cidade fictícia que fica.. no Rio de Janeiro, contando nos dedos as novelas que fugiram deste script. Quando é que teremos uma novela que se passe em qualquer outro lugar do Brasil? Em pleno Século XXI não dá nem pra culpar problemas de logística para tal, é só ver que lá no longínquo ano de 1990 a Manchete rodou Pantanal toda no Mato Grosso do Sul, então qual seria a dificuldade para a Globo que é a toda poderosa rodar noutro lugar qualquer? Será porque os atores globais não querem ficar longe da badalação?

E agora, a cereja no bolo da falta de criatividade reinante na TV aberta brasileira. No ano de 1984 foi exibida pela extinta TV Manchete uma minissérie que durou mais ou menos um mês e meio. O nome? Felicid... digo, Viver a Vida. O autor? Manoel Carlos. Pois é, né?

Esta crise de criatividade já vem de longa data e o Ibope já vem sentindo esta queda sensível na audiência, principalmente nos outros horários de novelas da Globo e, ao que parece, a novela do horário nobre só não sente essa queda ainda por causa do espaço que dão à mesma (numa espécie de repercussão forçada) em outros programas como Faustão e Fantástico, assim como em revistas de fofoca que pululam nas bancas e enfeitam desde salões de beleza a consultórios médicos.

Nas cenas dos próximos capítulos veremos como serão os desdobramentos da história, mas tudo indica para o mais do mesmo, com muita praia e bossa nova. Ao final de Páginas da V... digo, Viver a Vida retornaremos a este texto para avaliarmos quantos clichês esta novela terá, quanto a Helena da vez vai sofrer, se ela vai ser feliz com seu amado - seja lá ele quem for no final e se Sol de V... digo, Viver a Vida vai superar Caminho das Índias no quesito copiar outras novelas. E olha que a novela dos dalits fez de tudo para ser um clone de... O Clone.

Maiores informações sobre todas estas novelas no site Teledramaturgia.

2 comentários:

  1. Ótimo texto, Clébio!!! :)))
    Ontem estava reparando justamente várias coisas que você citou aí. Humberto falou que só pela musiquinha de bossa-nova na propaganda a gente nem precisa fazer esforço para saber quem é o autor dessa novela :)))
    Assisti parte do primeiro capítulo e creio que essa novela deveria se chamar "Mulheres enlouquecidas", em clara alusão à "Mulheres Apaixonadas de alguns anos atrás. Já de início vejo milhares de mulheres com TPM tendo chiliques...ai ai ai...

    Quanto a novelas em outras cidades, lembrei-me de "Sonho Meu", na qual parte da história se passava em Curitiba (não lembro mais o ano dela, acho que era das 18 ou 19h...) e a "Estrela Guia", das 18h, em Pirenópolis, aqui pertinho da gente (desgraça essa novela, que fez subir os preços das pousadas e das refeições lá em Piri...grrrrr!!!!!!).
    Porém, realmente, o grosso das novelas acontece no eixo Rio-São Paulo...infelizmente.

    Beijão!

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Só uma pergunta: essa helena é por acaso a Regina Duarte? hahahahahahahaha! Não sabia que a globo estava plagiando comerciais agora, mas há muito tempo venho sentindo a falta de criatividade e a surrealidade dos personagens, principalmente em malhação, que graças a Deus nunca mais tive q ver por causa do advento da tv a cabo aqui em casa. òtimo post beijos!

    ResponderExcluir