segunda-feira, 12 de outubro de 2009

50 anos de Fantasia Real


Se há alguém que deve ser homenageado por conta da comemoração do Dia das Crianças, esse alguém deve ser aquele que marcou toda minha infância.

Ou seria aquela.

O que eu sei é que com certeza não foi só a minha, pelo menos umas cinco gerações de crianças foram marcadas pelas histórias e aventuras dessa menina gorducha e enfezada, e também pelas de seus amigos, um que fala elado, um que não é muio chegado a banho e outra que come feito uma draga.

Pra falar a verdade essa saga não começou com este quarteto, começou com um cachorro, um bem estranho, de cor azul. Começou com ele e com seu dono, mas isso já é(são) outra(s) história(s).

E bota histórias nisso, já faz cinquenta anos que acompanhamos as aventuras dessa turma em vários meios: quadrinhos, desenhos, filmes, tirinhas, etc. Aventuras essas que já conquistaram o mundo e já são traduzidas para mais de 40 países.

Minha homenagem hoje é para Maurício de Sousa, o homem que deu vida à Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento, Horácio, Piteco, Tina, Rolo, Astronauta, Bidu, Penadinho, Papa-Capim, Pelezinho, entre tantos outros de um universo que se eu for ficar listando aqui vou levar o dia inteiro, mas que encantam as crianças até hoje. E neste ano de 2009 ele está completando cinquenta anos de carreira.

Neste fim de década o universo mauriciano tem dado grandes saltos, o principal deles é o da Turma da Mônica Jovem, que, por mais que as pessoas venham a mim para criticar, conseguiu atender as expecitativas daqueles que, como eu, eram curiosos para saber como seriam aventuras dos garotos adolescentes, e isso sem perder a magia da turma original - foi só acentuar os conflitos naturais de quem vive esta fase da vida.

Desde pequeno que compro os gibis de toda a turma, hábito que ainda tenho algumas vezes. provavelmente pode ter sido o primeiro contato de muita gente com as letras. espero inclusive que meus filhos também se iniciem com as historinhas da Mônica, historinhas que alimentam também o companheirismo e a fantasia da petizada.

Meus desejos de que Maurício, que irá completar 74 anos no próximo dia 27, ainda possa levar a turminha para cada vez mais longe, para alcançar cada vez mais crianças do mundo inteiro.


2 comentários:

  1. nossa, e a turma da Mônica tá não só na sua infância, como na da minha mãe (que é mais velha que vc), na da minha irmã, na minha...realmente merecia umma homenagem!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir