
Se há alguém que deve ser homenageado por conta da comemoração do Dia das Crianças, esse alguém deve ser aquele que marcou toda minha infância.
Ou seria aquela.
O que eu sei é que com certeza não foi só a minha, pelo menos umas cinco gerações de crianças foram marcadas pelas histórias e aventuras dessa menina gorducha e enfezada, e também pelas de seus amigos, um que fala elado, um que não é muio chegado a banho e outra que come feito uma draga.
Pra falar a verdade essa saga não começou com este quarteto, começou com um cachorro, um bem estranho, de cor azul. Começou com ele e com seu dono, mas isso já é(são) outra(s) história(s).
E bota histórias nisso, já faz cinquenta anos que acompanhamos as aventuras dessa turma em vários meios: quadrinhos, desenhos, filmes, tirinhas, etc. Aventuras essas que já conquistaram o mundo e já são traduzidas para mais de 40 países.
Minha homenagem hoje é para Maurício de Sousa, o homem que deu vida à Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento, Horácio, Piteco, Tina, Rolo, Astronauta, Bidu, Penadinho, Papa-Capim, Pelezinho, entre tantos outros de um universo que se eu for ficar listando aqui vou levar o dia inteiro, mas que encantam as crianças até hoje. E neste ano de 2009 ele está completando cinquenta anos de carreira.
Neste fim de década o universo mauriciano tem dado grandes saltos, o principal deles é o da Turma da Mônica Jovem, que, por mais que as pessoas venham a mim para criticar, conseguiu atender as expecitativas daqueles que, como eu, eram curiosos para saber como seriam aventuras dos garotos adolescentes, e isso sem perder a magia da turma original - foi só acentuar os conflitos naturais de quem vive esta fase da vida.
Desde pequeno que compro os gibis de toda a turma, hábito que ainda tenho algumas vezes. provavelmente pode ter sido o primeiro contato de muita gente com as letras. espero inclusive que meus filhos também se iniciem com as historinhas da Mônica, historinhas que alimentam também o companheirismo e a fantasia da petizada.
Meus desejos de que Maurício, que irá completar 74 anos no próximo dia 27, ainda possa levar a turminha para cada vez mais longe, para alcançar cada vez mais crianças do mundo inteiro.
nossa, e a turma da Mônica tá não só na sua infância, como na da minha mãe (que é mais velha que vc), na da minha irmã, na minha...realmente merecia umma homenagem!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir