sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Calabouços & Dragões*


Em um belo dia de verão, seis garotos vão a um parque de diversões. São eles Hank, Diana, Eric, Sheila, Presto e Bobby. Num dado momento eles entran numa nova atração do parque: uma espécie de trem-fantasma chamado Caverna do Dragão (pra variar Eric está achando um saco). Porém no meio do caminho eles são sugados e caem em um mundo diferente do nosso, onde eles deparam com dragões, ogros, magos, guerreiros e todos os tipos de monstros. Para se defender de todas estas ameaças eles são recepcionados pelo Mestre dos Magos, que entrega a cada um deles uma arma mágica.

Mestre dos Magos

Hank, o mais velho e líder do grupo vira uma espécie de ranger e ganha um arco que dispara flechas mágicas. Eric, que não para de reclamar, ganha um escudo intransponível e vira um cavaleiro. Diana, a acrobata, ganha um bastão que aumenta de tamanho. Sheila se torna uma espécie de ladina e ganha uma capa que a torna invisível. Presto vira um mago (muito desastrado por sinal) que tira vários objetos de seu chapéu. E bobby, o caçula, ganha uma tacape bárbaro que é capaz de demolir qualquer coisa.

A partir daí eles passam a enfrentar uma verdadeira saga para descobrir um jeito de voltar para casa. Quem se tornará um empecilho nesta empreitada será o Vingador. Este mago ambiciona obter as armas dos garotos para aumentar seus poderes a ponto de derrotar a dragoa Tiamat (sim, Tiamat é fêmea) e assim conquistar o Reino. Durante a aventura todos acabam amadurecendo e levando lições para toda a vida.

Vingador

E assim, com esta história, foi criado aquele que foi considerado pelos internautas daqui, tanto por aqueles que frequentam o blog como por aqueles que viram todas as aberturas de desenho que estão no youtube, O MELHOR DESENHO DA DÉCADA DE 80.

Qualidade refinada

Razões para esta preferência não faltam. O desenho realmente tem um tratamento visual diferente da maioria dos desenhos de sua época, algo como se fosse um desenho de excelência. Além disso a história tem enredos complexos e envolventes, utilizando a temática medieval advinda dos RPGs, bastante popular naquela década.

Porém, apesar de tudo isso, a série foi interrompida sem que fosse feita uma conclusão. O desenho era baseado no jogo Dungeons & Dragons e um belo dia a fábrica detentora dos direitos deste precursor dos RPGs fechou, fazendo com que o interesse pela continuação da história arrefecesse.

O sucesso, especialmente no Brasil, suscitou então uma série de finais alternativos, doa quais já não vale a pena mais ficar citando. Ainda mais depois que jornalistas brasileiros consultaram os roteiristas da série e desmentiram todos estes finais que se popularizaram com o advento da internet.

Réquiem

Michael Reaves, o roteirista incumbido de escrever o capítulo final, concluiu Réquiem em maio de 1985 (ou seja, antes do desenho estrear no brasil, no fim do ano seguinte). Hoje o roteiro original está em sua página na internet (em inglês).

No episódio derradeiro, o Vingador propõe ao mestre dos magos um teste para a coragem dos garotos. Se eles forem bem-sucedidos, voltam para casa. Do contrário, morrem. E o anão topa!

Os garotos estão enfrentando uma hidra quando o Mestre dos Magos aparece, porém ele se recusa a ajudá-los, o que causa estranhamento geral. Mais tarde, o Vingador surge e apresenta uma maneira para a turma voltar ao seu mundo: encontrar uma chave escondida e arremessá-la em um abismo. A proposta faz o grupo se dividir em dois (Eric, Presto e Sheila concordam; mas Hank, Bobby, Diana e Uni não confiam no vilão). Após quase morrerem em um vulcão, eles se juntam novamente e encontram a tal chave dentro de um sarcófago com a imagem do Vingador. Ao serem atacados por uma ameba gigante, Eric usa a chave em uma fechadura e salva seus amigos da morte certa. Isso faz o Vingador se transformar em sua forma real (um cavaleiro) e se revela filho do Mestre dos Magos. Com o vilão libertado, os garotos ganham a opção de voltar para seus lares. O episódio termina sem o espectador saber se eles retornaram ou não para a Terra, deixando aí o espaço para uma continuação na temporada seguinte.

E é justamente quando o assunto é uma possível continuação que todos os que estiveram envolvidos no projeto desconversam. De filhotes mesmo (ou irmãos de uma mesma mãe, o RPG) D&D já virou filmes (dois) e até jogo. Hoje o desenho ainda passa na TV Globinho, talvez sem a mesma audiência da época em que era considerado tão top de linha que só passava nos sábados no Xou da Xuxa, mas mesmo assim o culto e a mística da história tem tudo para atravessar gerações e, quem sabe, o sexteto não volte, desta vez atendendo a um chamado do Mestre dos Magos e não acidentalmente.

Para saber mais clique aqui.
Para ver a lista de episódios (com ilustrações) clique aqui.
* E para finalizar, o título do texto é a tradução do nome em inglês (Dungeons & Dragons), mas o que vale mesmo é o nome que todos conhecemos: Caverna do Dragão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário