domingo, 10 de janeiro de 2010

De como o Patrão criou a identidade do SBT (e/ou da TVS)


Tinha tempo que ele não dava as caras aqui no blog mas finalmente ele está de volta.

Para algumas pessoas revelei que virei o ano assistindo vídeos retrôs e coisas do gênero, aí comentei com Seu Ronca sobre os achados que estavam disponíveis no Youtube, e que não fazem muito sentido para quem tem menos de 20 anos.

Um deles está no vídeo abaixo: Uma vinheta institucional da TVS - a emissora de Sílvio Santos que originou o SBT - de meados pro fim da década de 80 e que, particularmente, marcou a infância deste que vos escreve (sim, eu não assistia a Xuxa, não gostava dela nem quando pequeno) e de muitas outras pessoas (vide os comentários no Youtube).



Sílvio Santos sempre se inspirou em emissoras americanas para estruturar a sua própria e isso não é segredo de ninguém, tanto que por muito tempo a base da programação da TVS (e depois a do SBT) era calcada em inúmeros enlatados americanos.

Porém o advento do Youtube permitiu a nós brasileiros que descobríssemos que a influência era bem mais forte, pode-se dizer que era imitação pura, beirando a bajulação, e viu-se também que muitas das músicas, vinhetas, aberturas de programas e imagens institucionais da emissora do Baú são cópias descaradas de criações estadunidenses. Taí esta vinheta abaixo, só pra servir de exemplo, que não me deixa mentir.



Vejam e tirem suas proprias conclusões, e assistam os vídeos relacionados para descobrir mais pérolas da TVS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário