segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Porta trancada


Este episódio ocorreu quando eu tinha mais ou menos uns sete anos. Talvez um pouco mais, talvez um pouco menos. Lembro apenas que era um dia de férias, só isso justificaria eu estar no período da tarde em casa e não na escola.

Num dado momento em que ia entrar no meu quarto a maçaneta saiu na minha mão, e quando tentei colocá-la de volta na porta o ferro caiu pra dentro, impossibilitando que se abrisse a porta. Na hora não dei muita importância para o fato, havia outros cômodos na casa: a sala, a cozinha, o banheiro, etc. e segui minha vida até onde pude.

Porém o chaveiro demorou a aparecer para resolver a situação e a partir daí comecei a dar por falta das coisas que estavam lá dentro - brinquedos, roupas, a cama, entre outras coisas que quando temos a mão na hora que queremos não damos muito valor. Comecei então a ficar agoniado com a situação, querer entrar no quarto, pegar as coisas que lá estavam, e pouco a pouco a impaciência começou a me dominar.

Sei que o chaveiro chegou bem tarde - entre nove e dez da noite (estranho!) - e com isto podemos dizer que fiquei sem meu quarto por metade do dia. Foi o suficiente para que eu passasse a valorizar, até hoje, o meu espaço de descanso.

Ontem estive conversando no MSN com a Dami. Ela está em Ijuí, sua cidade natal, mas passou esse último semestre aqui em Brasília estudando na UnB, onde nos conhecemos. Ela me contou dos momentos felizes que estava passando no reencontro com a família e com os amigos e de como estava sabendo aproveitar cada minutinho dessa felicidade.

Para quem não conhece, esta é a Dami.

Lembro-me que por aqui ela andava meio triste, cabisbaixa, precisando de apoio mesmo. Veio para cá deixando todo mundo que ela gostava para tentar nova vida em Brasília. Tinha que lidar com provas, estudos, concursos, relacionamento com parentes que, além das picuinhas do dia-a-dia, acabavam por formar um conjunto da obra que a fazia infeliz na capital federal. Aí apareceu a oportunidade de ela voltar para a região das missões e, pelo menos nos meios virtuais pelos quais nos comunicamos, ela está sempre felizzzz..., assim, com um monte de "z" mesmo, igual nas mensagens do Profeta Gentileza, fato que se repete nas palavras que escreve no MSN quando está empolgada e que torna difícil não fazer tal associação.

Afirmei a ela: essa temporada em Brasília a fez valorizar mais as pessoas e as coisas que ela tinha em Ijuí, e este é o momento favorável para ela aproveitar e começar o ano que se inicia com um novo astral, junto da família, dos amigos e do seu amor.

Mas uma coisa que não falei na hora e vou falar agora para que seja útil para outras pessoas na mesma situação é que deve-se tomar cuidado para que o episódio não abra margens para o comodismo. Assim como aconteceu há alguns meses atrás, vai chegar uma hora em que teremos que fazer escolhas para nossas vidas que possivelmente nos exigirão sacrifícios dolorosos. Nestas horas não há espaço para ações tempestivas, a cabeça deve estar serena e paciente para balancear o melhor rumo para nosso destino, pois no futuro pode não haver espaço para arrependimentos ou lamentações.

As coisas de cunho amoroso não cabem aqui pela natureza do espaço, mas seu enquadramento não foge muito do que já foi dito.

Dami, você sabe que é uma pessoa muito querida (e sabe também que eu não gosto de ficar dizendo essas coisas hehe), sabe também o tanto que você foi importante pra mim nesse segundo semestre melhorando o meu astral só com a sua presença, e ver você transparecendo "alegriaaaa..." desse jeito me deixa muito mais feliz. A primeira impressão me diz que o melhor é você ficar junto das pessoas que você ama, mas na verdade você deve aproveitar esse momento de paz que se instalou na sua vida para ponderar bem na escolha do caminho que você quer que ela tome, seja no relacionamento, seja na carreira, seja no convívio com as pessoas. Estamos sempre querendo enfrentar novos desafios, e muitas vezes precisamos tomar ações nada agradáveis de início para conquistarmos algo que queremos muito lá na frente. Você sabe disso, já passou por isso.

Assim como no episódio da porta que se trancou, continue aproveitando esse reencontro com as pessoas que estão no seu coração, mas lembre-se sempre do aprendizado que você teve, principalmente para que você tenha um futuro igual ao presente: de muita felicidadeeee...

Esse texto fica valendo como um testimonial. O link vai estar no Orkut.

2 comentários:

  1. Querido Clebio!!!
    Fiquei surpresa por relatar minha vida de tal clareza....mas é, nada fora da realidade...a mais pura verdade...Obrigado por tudo...estará sempre presente em minha vida..amigo p todas as horas...Obrigado por tudo sempre mesmo!!Te admiro..abraços...\0/....Te desjo mto amor, saúde, paz, sorte e sucessooooOOoooOOooo....

    ResponderExcluir
  2. ca entre nós... o blog é excelente... cada vez mais passo por aqui... agora... a Dami é linda... e parece ser um doce de menina...

    saúde e paz Clébio...

    ResponderExcluir