terça-feira, 13 de julho de 2010

Arriba España!


O campeonato espanhol possui alguns dos clubes mais poderosos do planeta, como o Real Madrid e o Barcelona, e um campeonato com grande audiência e grandes estrelas do futebol. Mas sempre houve o porém de os mais estrelados dos times espanhóis, tal qual acontece nos campeonatos mais badalados da europa, são compostos em sua grande maioria por atletas estrangeiros. Sempre foi assim, desde a época de Di Stéfano.

Lembro até do vídeo oficial da Copa do Mundo de 1994 que se referia aos jogadores espanhóis como "os renegados"e, naquela época, era este mesmo o termo que mais ilustrava a situação dos jogadores que defendiam a "Fúria" - eram o resto do campeonato. Muito por conta disso talvez você nunca tenha ouvido falar em um grande nome espanhol de destaque no passado.

Aí esta mesma Espanha conseguiu finalmente chegar a uma final de copa do mundo e pegou uma Holanda que esta sim, tinha grandes nomes por trás de sua história e místicva da camisa laranja: Cruyff, Neeskens, Rep, Krol, Jongbloed, Rensenbrink, Gullit, Van Basten, Rijkaard, Frank e Ronald De Boer, Bergkamp, Seedorf, Davids, Van Nistelrooy...

Mas de 1994 pra cá começou a se construir uma geração talentosa de jogadores que muito provavelmente beberam da inspiração trazida pelos craques estrangeiros que aportaram na Península Ibérica. Agora, e também por conta do Winning Eleven, todo pirralho sabe o nome dos craques que defenderam a fúria na África do Sul. Só de cabeça posso citar Casillas, Puyol, Iniesta, Villa, Xabi Alonso, Xavi, Fernando Torres, Fábregas, Pedro, Capdevilla, Busquets, Sergio Ramos...

A Holanda entrou no Soccer City renegando toda a sua tradição, a mesma praticada parcamente até pouco mais de 4 dias antes do jogo, e preferiu distribuir botinadas. Sorte deles que o juiz foi complacente. A Jabulani não o foi e quando os espanhóis conseguiram a brecha não perdoaram. 1 x 0 Espanha e a taça foi morar num novo país pelos próximos quatro anos.

Parabéns ao povo espanhol pela conquista. Que estes jogadores vitoriosos passem a ser mais valorizados tanto por seu povo como pela História. E que estejamos todos juntos numa nova celebração em 2014, aqui perto de nossas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário