segunda-feira, 15 de junho de 2009

Chegou a hora da fogueira - Parte 1


Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

Mês de junho é sinônimo de festa junina. E elas pipocam por aí por todos os cantos do Brasil com inúmeras variantes, inúmeros significados, mas sempre com a mesma idealização na cabeça de todos.

Para mim em particular significa muita coisa, ainda mais por que nesta época meu pai colocava este disco da capa acima para tocar por vários dias.

Quem não conhece Mario Zan nem imagina que um dos maiores ícones da sanfona junina do Brasil, inclusive admirado por ninguém menos que Luiz Gonzaga (que dizia que ele que era o "Rei da Sanfona") , não era brasileiro. Sim, ele nasceu em Roncade, região do Vêneto, Itália. Seu nome completo era Mario Giovanni Zandomeneghi.

A primeira vez que tive contato com as músicas dele foi quando aos cinco anos e fazendo o Jardim II no Colégio Marista de Taguatinga participei de uma quadrilha que ensaiava ao som da música que dá título a este texto (que é de autoria de Lamartine Babo). Na mesma época meu pai comprou o LP que tinha esta e todas as outras músicas que fizeram parte da trilha sonora do mês de junho por todos os anos seguintes. Em cima, no player, uma amostra de uma das faixas.

As letras falavam meio que a mesma coisa que a música de todas as outras tradições brasileiras falam - a idealização de uma festa típica (no caso com fogueira, quadrilha, canjica, quentão, sanfona rasgando e o hoje infame balão) sendo tratada com um certo saudosismo, como elementos no tempo que parece cada vez mais distante.

Estas músicas embalaram os meus sonhos de balão da infãncia e, porque não dizer, da adolescência. Agora estou correndo atrás das músicas em mp3 já que nunca achei à venda em CD. Mas que este espírito dos santos homenageados e de todo o espírito das celebrações dedicadas a eles não se percam como tantas coisas que foram engolidas pelo mercantilismo.

Não entendeu o que quis dizer com isso? Então aguarde o próximo capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário