sábado, 25 de julho de 2009

"Amigo"


Antes de qualquer coisa devo dizer que as idéias que colocarei neste texto se baseiam em dados basicamente empíricos, portanto será completamente compreensível que o que eu escrever divirja das opiniões de outras pessoas. Para tal o espaço de comentários está aberto para outros pontos de vista.

Aproveitando o gancho do tal "Dia do Amigo" que foi comemorado na segunda-feira vou falar algumas coisas sobre esse negócio de amizade e tentar diferenciar da "amizade" que eu vejo muito por aí.

A gente conhece pessoas em todos os lugares que a gente frequenta: na vizinhança, na sala de aula, no trabalho, nos locais de diversão, etc., mas quantos a gente pode verdadeiramente chamar de amigos no sentido de que são pessoas em quem a gente pode confiar, que a gente pode contar.

Estou dizendo isso porque o que eu vejo é que conhecemos cada vez mais pessoas mas poucas são as que a gente mantém contato. Há inclusive um abuso da palavra amigo. Chamamos qualquer um de amigo, de forma até pejorativa como se quiséssemos depreciar a pessoa. E quando se envolve o "gostar de alguém" então fazem isso com maestria, vou explicar como.

Quando um cara está a fim de uma menina e a menina não quer nada com ele (ou vice-versa), mesmo achando o cara legal e bonito e tudo o mais, vem falar pra ele para que fiquem amigos, mas na verdade querem apenas minimizar o prejuízo de magoar alguém. O problema é que muitas pessoas já estão calejadas de ouvir isso e acabam ficando mais magoadas ainda.

Amizade, aliás, qualquer tipo de sentimento ou coisa do gênero, a gente não afirma pra dizer "Você é meu amigo". Sentimento a gente percebe na cara das pessoas, no comportamento das pessoas, não precisa ficar dando nomes pra isso. A gente pode até se enganar, mas nunca deixa de sentir alguma coisa, afinal somos seres humanos e se Deus nos deu essa capacidade de poder amar, sofrer, ser feliz, triste, raivoso, etc. devemos aprender a fazer bom uso disso. Pelo nosso bem e pelo bem dos outros.

Amizade é muito mais do que uma palavra, quando alguém é seu amigo mesmo você sabera, simplesmente saberá. Esse, tomara, seja apenas o início de uma grande disccusão sobre o assunto. Vejamos onde isso vai parar.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. OI Clébio, concordo contigo. Hoje em dia temos a oportunidade de conhecer um montão de gente, mas AMIGO mesmo, de verdade, são poucos. E você realmente sabe se a pessoa é tua amiga pelo comportamento dela, pelo jeito de olhar, enfim, por vários sinais que ela dá mesmo sem perceber. Muitas vezes, as palavras ficam desgastadas e não querem dizer realmente aquilo que parecem dizer...

    Amigo de verdade se conquista a partir de uma energia e uma frequência em comum. Nem digo coisas em comum, porque muitas vezes as pessoas têm isso, mas não funcionam na mesma "frequência de onda". Isso é o que faz duas pessoas, por exemplo, entenderem o que a outra quer dizer apenas com um olhar, como se fosse um código secreto.

    Acredito que duas pessoas de "frequências" diferentes podem ser COLEGAS mas não AMIGAS.

    Acho que é por aí.

    Beijão, Clébio!

    ResponderExcluir