quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Pense no Haiti... seriamente

Chega de foto de destruição - aqui uma foto mais inspiradora.

Parece até hipocrisia um título desses enquanto milhões estão lá, sofrendo as consequências do terremoto de terça-feira. Sofrimento agravado pela sua história de políticos e ditadores que deixaram o Haiti com um índice de desenvolvimento humano tão baixo. Ou seja, o país, que já era paupérrimo, agora vive um cenário de completo apocalipse.

Mas não vou aqui explorar a devastação ocorrida por lá - isso a imprensa já está fazendo por demais. Primeiro convido-os à reflexão.

O episódio ocorrido em Angra no início do ano já havia mostrado o quanto o descaso, tanto dos governantes com as condições de vida como dos moradores que não estão nem aí para a escolha dos primeiros, pode ocasionar em caso de um desastre natural. E a natureza não escolhe dia, hora nem local para se enfurecer, pode ser a qualquer momento, e em qualquer lugar.

Em segundo lugar sabemos que individualmente não podemos fazer grande coisa (e infelizmente quem pode está numa zona de conforto muito grande para fazê-lo) mas cada ajuda neste momento, mesmo sendo uma gota d'agua apagando um incêndio, é valida pois várias gotas é que produzirão um temporal. Aqui segue um link com formas de contribuir. A preferência que se dá é por contribuições em dinheiro: mantimentos, roupas, água potável, etc. podem até ser arrecadados mas se já está difícil para pessoas chegar àquele país, imagine para grandes quantidades de carga?

E por fim convido a todos a sair um pouco da catarse promovida pela mídia e acessar este blog mantido por pesquisadores da Unicamp que estão no Haiti e que estão relatando tudo que estão vivenciando após a tragédia.

Aos líderes do mundo chegou a hora de sairem do discurso e tirar o Haiti de músicas como sinônimo de subdesenvolvimento e passá-lo para um modelo de reconstrução e solidariedade.

Um comentário:

  1. Clébio, obrigada por ter fornecido o endereço desse blog dos pesquisadores da UNICAMP sobre o Haiti. Eu o coloquei nos meus favoritos. Informação diferenciada sobre os assuntos que a grande mídia quase sempre bombardeia de maneira padrão é sempre útil!

    ResponderExcluir