segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Serenata de Natal - Edição 2009

Serenata de Natal 2008 cantando em uma praça da cidade - ponto máximo das apresentações.

Por Silvana Isabel Francisco Gloor Campos

Em Brasília, quando chega dezembro, um grupo de voluntários visita quadras, hospitais, creches e asilos, levando música e alegria às pessoas. Estudantes da Universidade de Brasília e gente das mais variadas profissões e idades se unem e reservam cerca de três horas semanais, a partir do final de agosto, para ensaios. Eles formam a Serenata de Natal da UnB que, criada em 1981, já é considerada uma das tradições culturais da jovem capital da república. O grupo começou com aproximadamente 20 pessoas cujo objetivo inicial era o de alegrar o Natal dos amigos que, por um motivo ou outro, não podiam viajar para passar o final de ano com seus parentes em outros estados. Com o tempo, o pequeno coro foi ganhando mais adeptos, apoio da Universidade, patrocinadores e uma causa social. A média de participantes, anualmente, é de 200 pessoas, em sua grande maioria leigos em música.

Além de encantar o público nos lugares onde se apresenta, a Serenata alavanca seu trabalho social recebendo doações de alimentos não perecíveis, agasalhos, roupas, calçados, brinquedos, artigos de higiene, produtos de limpeza, fraldas geriátricas, material escolar, etc. Os próprios voluntários do coral doam parte do que é arrecadado, mas a maior parcela dos donativos a Serenata recebe da comunidade: prefeituras de quadras, instituições, órgãos públicos, ONGs, empresas e pessoas encaminham suas doações à Universidade, onde são armazenadas, separadas e preparadas para a distribuição.

Entre Setembro e Dezembro, a Serenata de Natal se apresenta e realiza a entrega dos donativos arrecadados em entidades carentes do DF, e nos dias próximos ao Natal, agradece Brasília com apresentações nas instituições colaboradoras e quadras residenciais.

Essas apresentações são o ponto alto para quem assiste, mas para quem participa, as visitas a doentes, crianças e idosos acabam sendo a parte mais compensadora. Nelas, muitos conhecem, pela primeira vez, uma realidade diferente da que vivem, e sentem a alegria de trocar emoções. Sílvio Salles, biólogo, um dos participantes da Serenata, conta que, algumas vezes, eles levaram mantimentos a creches onde simplesmente não havia mais o que comer naquele dia. O que chegou foi direto para a panela. Os sorrisos e os cânticos de natal, foram direto ao coração…

***

Para quem quiser participar da Edição 2009 da Serenata de natal as incrições estão abertas até o dia 04/09. Os ensaios são realizados na UnB (anfiteatro 4) e acontecem duas vezes por semana nos dias de semana ou nos sábados á tarde. Maiores informações como dias dos ensaios e inscrições podem ser feitas no site http://www.serenatadenatal.org

Participe, cante conosco!

2 comentários:

  1. Nossa, Clébio, que sustão ver uma matéria minha aqui...mas se tranquilize, foi um susto bom, ehehe.
    Beijão!

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hehehe, é porque tava sem idéia do que escrever então resolvi aproveitar um pouco do seu talento. Beijo.

    ResponderExcluir