segunda-feira, 1 de junho de 2009

Termômetros Malucos


Seguindo o mesmo caminho quase todos dia para voltar para casa comecei a observar já há algum tempo a medição de temperatura de alguns desses relógios de rua. Tipo, nunca fui de me preocupar com a tempo que se faz na rua, boto casaco se sentir frio e quando sentir frio, nada de se ligar em previsão do tempo.

Mas algumas mediçoes estão passando do limite do ridículo. Já flagrei um na L2 Norte indicando temperatura de -1°C(!) de manhãzinha. Por conta dessas é que comecei a ficar mais atento aos relógios para flagrar mais aberrações como a da foto acima, que não é tão aberração assim, porém está marcando 16°C às 10 da manhã.

Mas foi emblemática uma observação feita na terça à noite da semana passada. Acompanhando quatro relógios ao longo da EPTG flagrei logo no primeiro a temperatura de 30°C(!!!), no segundo já aparentava marcar a temperatura correta (16°C). Porém já na saída do SIA há dois relógios próximos, a uma distância que não deve passar dos cem metros (pra que isso?), martcando temperaturas diferentes, um a 15°C e um a 12°C, como é possível uma diferença de 3°C numa proximidade tão grande?

Enfim, não sou da área meteorológica para ser entendido no assunto, mas levando-se em consideração que tais relógios recebem concessão do governo (acredito que do DER) para a instalação dos mesmos em espaços públicos, deveriam ao menos prestar um serviço a contento. Se não há condições de ajustar a medição regularmente é melhor que não o faça pois se o termômetro não é preciso, como poderíamos confiar nas horas mostradas no mesmo aparelho?

Caso flagre alguma medição mais gritante compartilharei com vocês.

Este é meu texto de boas vindas à temporada do frio. Empacotem-se direitinho!

2 comentários:

  1. BOM, CLÉBIO, PARECE QUE AKI PRO LAGO NORTE ESTEVE MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE, PELO MENOS ÀS 6 DA MANHÃ, HORÁRIO Q SAIO DE CASA. ESTAVAM MARCANDO 10ºC. SEGUNDO O SITE CORREIOWEB, QUE AKBEI DE VERIFICAR, ESTA MADRUGADA, SENDO A MAIS FRIA DO ANO ATÉ O MOMENTO, FEZ 9,8ºC....

    MAS ESSAS ABERRAÇÕES DE TEMPERATURA SÃO INCRIVELMENTE GRITANTES E COMUNS... INFELIZMENTE....

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Caraca, achei alguém além do meu pai que presta atenção na diferença entre os termômetros...kkk

    ResponderExcluir