sábado, 19 de junho de 2010

Pachecadas

Foto: Mário Rodrigues

Copa do Mundo é a época de comprar tudo quanto é tipo de badulaque para acompanhar os jogos do Brasil, afinal, não basta simplesmente assistir calmamente a campanha da seleção no conforto da sala de estar de sua casa. Não, o cidadão que é vidrado em copa compra tudo que é possível fabricar em verde e amarelo. Desde o álbum da copa até mesmo a cal e o corante que vai ser usado para pintar o asfalto da rua com bandeiras e mascotes.

Alguns itens são clássicos como cornetas, buzinas, perucas, chapéus espalhafaosos e bandeiras de tudo quanto é tipo e modelo. Nem entrei no mérito das camisas porue este é o minimo que todo mundo compra né? Porém, todo os outros opcionais exigem cuidados básicos que vão além do simples ato de pechinchar e maneirar na empolgação para não ver o salário de junho descendo pelo ralo. Isso sem falar em constrangimentos evitáveis
  • Bandeiras: Além das mais comuns, de mão, tem também aquelas, maiores, de pendurar na janela pra cidade inteira ver, e se você mora em apartamento então... só cuidado para não comprar uma grande demais e cobrir a janela do vizinho de baixo. Também costuma-se colocar apetrechos no carro: um modelo que está sendo muito usado é o pequeno de prender no vidro do carro, mas se for comprar dê preferência àqueles que tem reforço nas bordas - se for simplesmente cortado a bandeira vai esfarelar na primeira rodovia.
  • Perucas e chapéus: Você é engraçado ou comedido? Dscontraído ou reservado? Tem todo tipo de apetrecho para se colocar na cabeça, desde bonés simples às perucas mais espalhafatosas (só não tem melancia). Só é preciso saber que há momentos e momentos de se usar - tem gente que usa quando é escalado pra assistir o jogo no trabalho, aí não dá né?
  • Buzinas, cornetas, etc.: Na hora que o Brasil faz aquele golaço a zuada é ensurecedora não é mesmo? E mostrar para os amigos que você tem a buzina de navio cargueiro mais ensurdecedora do quarteirão é um excelente meio de ser o centro das atenções entre a vizinhança. Tem as simples de soprar, as de gás que tem um prazo para usar (um dia o gás do spray acaba) e tem as top de linha - as de pressão que geralmente ficam na mão do macho alfa do grupo (eralmente o mesmo que domina o controle remoto da casa e a churrasqueira). Agora na hora de comprar nada de ficar experimentando, principalmente as de sopro (você não sabe quem botou a boca ali), e depois que comprar buzine, mas buzine na hora do jogo - ninguém quer ser acordado ao som de vuvuzelas.
  • Camisas: Não há muito o que falar, pois camisa da seleção e feita do mesmo jeito e veste do mesmo jeito que qualquer camisa normal, por conta disso os cuidados são os mesmos, ou você em dias comuns compra camisa mal feita que rasga e desbota fácil? E por mais que você esteja empolgado com a copa use o verde e amarelo com parcimônia: no trabalho mesmo reserve a camisa pros dias de jogos do Brasil.
Independente do que for comprar a recomendação é sempre a mesma: Bom senso na hora de torcer pelo Brasil para não virar o pentelho da turma e nem ficar comprando um monte de bugigangas a rodo que, se não se acabarem antes da copa, você vai ficar sem saber o que fazer com tudo depois que acabar a disputa na África.

Um comentário:

  1. Bom, acho que vou comprar uma camisa e é só,rsrs, sou um tanto reservado quanto a isso.

    ResponderExcluir