quinta-feira, 12 de março de 2009

Laboratório ou Manipulação?

Dilbert ©2005 Scott Adams, United Feature Syndicate, Inc. - http://www.dilbert.com

Na última segunda fui ao dermatologista para tratar de um problema que acredito (e pelo jeito que o médico falou continuei achando) que seja de simples solução.

Depois de examinado qual não foi minha surpresa quando o mesmo me passou uma receita de um medicamento de farmácia de manipulação.

O mesmo tem até um nome curioso: ácido nítrico fumegante. E o nome não é nenhuma figura de linguagem, realmente quando se abre o frasco sai uma fumacinha que só os mais letrados em química poderiam me explicar o que ocorre na fórmula. Bom, mas é certo que, pelo pouco que sei dos princípios da física, aquela fumaça é o meu remédio indo embora pela atmosfera.

Mas é engraçada a situação porque geralmente toda vez que vou a um médico o mesmo me receita alguma medicação de laboratório, dessas que você compra em farmácias comuns, e acredito que com muitos que leem este post acontece o mesmo, principalmente quando são atendidos por médicos que não são um dos que a gente procura consultar habitualmente.

Mais. Como eu sei que a indústria farmacêutica ganha rios de dinheiro e seria capaz até de inventar uma nova pandemia só pra poder vender o remédio da sua cura imagino o tamanho do lobby para que médicos receitem algum medicamento específico de uma marca específica como num claro cumprimento de metas comercial. Tive inclusive acesso a alguns relatos de que tal prática seria em troca de participação em congressos, seminários, treinamentos, especializações, compra de consultórios e aparelhamento dos mesmos, etc. Tudo custeado por laboratórios.

Mas são especulações, não tenho como comprovar. Com a palavra as pessoas diretamente ou indiretamente envolvidas na área.

Posso sim dizer que gostei da atitude e da prática (se for mesmo uma) do médico que me atendeu, mas também não sou bobo de achar que entre farmácias de manipulação também não possam ter essas mesmas práticas relacionadas acima. Porém, dadas as proporções econômicas entre as partes, se houver um lobby é infinitamente inferior aos praticados pelas gigantes farmacêuticas afinal de contas, se uma farmácia de manipulação possuir uma rede apenas dentro de uma mesma cidade já é muita coisa.

E no meio dessa briga ainda há as farmácias homeopáticas, cujos remédios ainda carecem (será?) de comprovação científica de sua eficácia, há os que defendem seu uso alegando que os mesmos tem como utilidade estimular o próprio corpo a eliminar o mal que o aflige, por outro lado há os que dizem que tais remédias teriam apenas efeito placebo.

Bom, pela primeira vez o blog entra para debater algum tema e com isso deixarei uma enquete no ar: você dá preferência a qual tipo de medicamento? De laboratório, de manipulação ou homeopático.

Quem quiser colocar seu ponto de vista sobre um ou outro sinta-se livre para fazê-lo nos comentários.

2 comentários:

  1. Ácido nítrico fumegante? O nome assusta mesmo...pergunta pra Lalá que diabos é isso....fico imaginando um ácido perigosíssimo soltando uma fumaça churrascal...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou favorável a cultura popular: para todo tipo de corte coloque confrei amassado. kkkk

    Aliás, eu prefiro não utilizar remédio nenhum. Só em última instância.

    Abraço!

    ResponderExcluir