quarta-feira, 18 de março de 2009

Redescobrir

Hein?!? O que o Pikachu tá fazendo aqui???

Em 2009 faz dez anos que provoquei (ou foi provocada em mim, sei lá) uma verdadeira revolução nos rumos da minha vida e no modo como eu a via.

O ano era 1999, já nos acréscimos do século XX e da década de 90 e é incrível como lembro daqueles fatos como se tivessem acontecido anteontem:

  • Pela primeira vez fazia viagens para cidades que conheci na infância: Santa Rita de Cássia - BA, cidade da minha mãe; e Aracaju - SE, cidade onde meus irmãos moram. E pela primeira vez pude ter a liberdade de conhecê-las como quem explora um novo lugar até tê-lo todo na palma da mão;
  • Acompanhei e participei da saga do Gama até o título do Brasileirão da Série B e veria que Brasília também poderia produzir um futebol de elite;
  • Havia concluído o segundo grau e começava a batalha para passar no vestibular da UnB (de onde ainda não saí até hoje, mas isso é outra história...);
  • Estava no "auge" de minha prática esportiva, frequentando o finado Defer e participando pela primeira vez de um campeonato de futebol na Portuguesa de Brasília, e ajudando o time até o vice-campeonato (pra variar...);
  • A vida social do meu prédio era agitadíssima, fazíamos muita coisa, vivíamos muita, nos divertíamos muito... e jogávamos muito GP2. Mal sabiámos que tudo aquilo eram os nossos últimos suspiros antes da responsabilidade nos separar;
  • Dava os meus primeiros passos rumo a informática culminando na compra do primeiro PC justo no dia 31 de dezembro do ano que temeu o bug do milênio;
  • Este post será editado caso me lembre de outra transformação que mereça nota por aqui.
Isto era o Google em 1999! - Créditos da imagem: Combidesign

Mas a transformação principal a meu ver eu já venho cantando aqui já faz alguns posts - a musical.

Lembram de quando eu falei dos CDs que vieram parar na minha mão por conta de minha mãe ser consultora da Natura e d'O Boticário? Pois é, achei um clipe que praticamente me trouxe uma nova leitura de outra música que conheci nesta época:


Redescobrir, (pra variar) de Elis Regina.

Música integrante do LP duplo Saudades do Brasil que tinha, só de músicas conhecidas, Maria Maria, Alô Alô Marciano, Canção da América, Sabiá, Aquarela do Brasil e a música acima que fechava o segundo disco. No disco d'O Boticário dedicado à Música Popular Brasileira era a 13ª e penúltima faixa do CD.


Já o vídeo é a última música de um especial exibido na Globo (vide os créditos ao final). No fim da década de 70 e início da de 80 foram feitos diversos especiais com grandes nomes da Música Brasileira - grandes mesmos pois cada especial recebia como título o nome completo do cantor, leia-se Elis Regina Carvalho Costa. Agora percebam a grande sacada na hora de fazer a segunda voz da música (memória, magia, história, etc).

Este vídeo me fez lembrar também que faz tempo que não danço ciranda em um show ou coisa que o valha.

E antes que me perguntem não chegou a ter um especial com o nome de Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, ou seja, o grande nome completo de Tom Jobim.

Eu prometo que trago outros artistas para celebrar os dez anos de 1999, mas sabe quando você está numa daquelas épocas em que você escuta um cantor mais do que o normal? Pois é.

E pode parecer pouco, mas imagine você descobrir estes tesouros numa época de Raimundos, Mika Hakkinen, Britney Spears, Suave Veneno, Copa Mercosul, É O Tchan, Apagão, Bug do Milênio e Pokémon*. Não é coisa pouca não! pelo menos na minha concepção.

E você? O que estava fazendo em 1999?

*Agora você já sabe o que o Pikachu tá fazendo aqui, ele e o resto dos Pokémons viraram a febre de 1999.

3 comentários:

  1. 1999...torcendo minha judiada memória aqui lembrei-me pelo menos de dois fatos queridos: foi nesse ano que "estreei" como professora numa faculdade daqui. Adorei a experiência. Nesse ano também trabalhava como editora de um jornal feminino.E também foi em 1999 que conheci Buenos Aires, uma de minhas cidades prediletas e com certeza também no rol das mais bonitas.

    ResponderExcluir
  2. Em 1999 eu estava redescobrindo a vida saíndo de um supletivo e procurando outras formas de ver a vida. Depois de ter passado quase 2 anos sem acreditar em nada e sem querer conhecer ninguém por conta de um trauma vivencia pelo o tão conhecido BULLING.
    Clébio de uma passada no meu blog.
    http://liocasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Clébio, parabéns pelo bom gosto musical!
    Adoro teus recados em meu blog, hoje ri muito com o que você escreveu, fiquei imaginando o pobre do gato pedindo esmola para comprar cachaça, vodka e a tal ervinha, ahahah (acho que o nome dela é Catnip)....imagina o pobre bichinho chegando num bar e pedindo suas doses, ahahahhahahahah....
    Beijão!

    ResponderExcluir