sexta-feira, 20 de março de 2009

Quatro casas na Vieira Souto - Parte 1

Cair na Av. Pacaembu é falência na certa - Foto: Roberto Tumminelli

Lembram-se de todos os detalhes do Banco Imobiliário? Ruas, peões, sorte-revés, saída livre da prisão, notas de 100 (verdes) aos montes na mão ou minguando de tantas vezes que se caía no Morumbi e era inevitável pagar o aluguel exorbitante do Hotel que o adversário contruiu ali e etc. etc. etc.?

Banco Imobiliário pode não ser um dos jogos mais jogados do Brasil e talvez nem seja o mais popular, mas com certeza é um dos mais lembrados, além do que todo mundo já deve ter jogado um dia e acabado com o estoque de casas do jogo.

Por conta desta lembrança é que dei o nome que dei para a série que será iniciada por este texto sobre a mudança que os jogos de tabuleiro, aqueles que marcaram nossa infância e adolescência, sofreram, principalmente neste milênio. Tudo por conta em parte da perda de mercado para jogos eletrônicos e computadores e a outra parte é por conta da sanha capitalista mesmo.

Banco Imobiliário como muitos conheceram - Créditos: Estrela

Sabe aquele Banco que estávamos acostumados a jogar? É, aquele mesmo que comprávamos "ruas" do Rio (Av. Brasil, Presidente Vargas, Ipanema, Flamengo...) e de São Paulo (Rua Augusta, Av. Paulista, Interlagos, Brooklyn...) onde construíamos casas verdes ou hotéis vermelhos para cobrar aluguel de quem caísse nas propriedades e às vezes caindo na casa de sorte-revés, lucros ou dividendos ou invariavelmente indo para a prisão? Sabem?

Bom, se vocês não tiveram o trabalho de preservar aquele Banco Imobiliário que vocês ganharam em algum aniversário da década de 80 ou 90 esqueçam, eu disse ESQUEÇAM, tudo o que eu escrevi no parágrafo anterior.

Desde o início deste milênio o B.I. que conhecemos veio passando por reformulações promovidas pela Estrela, até então detentora dos direitos de comercialização do Monopoly (a versão original americana), jogo patenteado pela Parker Brothers. A princípio as mudanças eram apenas no visual, mas a Estrela resolveu promover no Brasil algo que já estava sendo feito nos EUA: criar versões do B.I. temáticas, fenômeno que se estendeu aos outros jogos fabricados pela empresa e que falarei nos outros textos desta série. Alem disso a Estrela passou a estampar os nomes originais dos jogos junto do nome conhecimdo no Brasil. As primeiras versões temáticas do B.I que saíram foi a do Bob Esponja, dos Simpsons e da Disney.

"Banco Imobiliário-Monopoly" versão Bob Esponja

Outra mudança se deu mas desta vez no mercado de brinquedos como um todo: Gigantes do setor nos EUA resolveram entrar no mercado brasileiro, principalmente a Mattel (Barbie, Hot Wheels) e a Hasbro (D&D, Play-Doh, Transformers, o próprio Monopoly além de uma outra penca de brinquedos e jogos cuja lista deve ter um tamanho de assustar). Pois é sobre a entrada desta segunda que vamos nos ater agora, já que só para se ter uma idéia a Parker Brothers por exemplo é uma subsidiária da Hasbro.

A revolução da informática que explodiu a partir de meados da década de 90 junto com o fato de que todos nós crescemos e ficamos adultos num ritmo que faz com que todos estes jogos clássicos caíssem no ostracismo de nossas mentes fez com que nem notássemos tantas transformações neste ramo, aliás geralmente as pessoas só percebem quando começam a nascer os filhos e os mesmos voltam a frequentar as lojas de brinquedos, desta vez como o dono das carteiras.

Pois bem, a Hasbro resolveu "pegar de volta" a patente do jogo e passou a comercializar o jogo original no Brasil, assim como todas as versões temáticas já lançadas. À Estrela restou revisar as regras do Banco Imobiliário para não "plagiar" um jogo que ela mesma fabricava. Pelo menos ela pôde continuar a fabricar os jogos com as devidas alterações, afinal de contas mesmo usando as regras dos originais americanos os nomes brasileiros ainda são marca registrada da Estrela.

Mas não me espantaria se nem isso pudesse continuar.

No próximo texto falarei sobre a bagunça que virou a criação de versões do Banco Imobiliário, quer dizer, do Monopoly, quer dizer... ah vocês entenderam.

Um comentário:

  1. Nossaaaaaaaaaaaa
    Em falar em Banco Imobiliario, meu namorado esta atrás de um, o da epoca mesmo. Porque o de hoje em dia é todo colorido, e não dá para ele dar aula de Economia com ele. Quem tem? Não pode vender não?
    1000 beijos

    ResponderExcluir