quarta-feira, 19 de maio de 2010

60 anos de Formula 1

Do blog Jalopnik Brasil (com adaptações).

Há 60 anos, no dia 13 de maio de 1950, 21 pilotos alinharam no grid de largada do autódromo de Silverstone para dar início ao primeiro GP da história do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

O vencedor da corrida foi Giuseppe Farina, com um dos quatro Alfa Romeo 158 levados da Itália para a Inglaterra. Em segundo lugar chegou seu compatriota Luigi Fagioli com outro dos Alfa 158 da equipe da fábrica, marcando também a primeira dobradinha da história.

O pódio ainda seria completado por um terceiro Alfa Romeo, conduzido pelo inglês Reg Parnell. A superioridade destes três quadriflogi os colocou duas voltas à frente dos Talbot da quarta e quinta posições.

A Ferrari, que viria a se tornar a maior vencedora de GPs, não participou desta corrida e fez sua estreia no mundial somente na corrida seguinte, o GP de Mônaco.

Entre os 200 mil espectadores que assistiram o nascimento do campeonato estavam o Rei George VI e sua filha, a então princesa Elizabeth, aos quais os pilotos foram apresentados um a um. Foi a única vez que um monarca esteve presente em uma corrida britânica.

Abaixo vídeo da primeira corrida de F1 da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário