sábado, 15 de maio de 2010

A nova rodoviária

Visual externo do novo terminal à noite.

Se já não bastasse uma gestação de, numa estimativa otimista, 15 anos para que alguém se propusesse a pôr a mão na massa para construir a nova rodoviária de Brasília, a sua (finalmente) inauguração tem tido contornos mambembes. Ah e vale ressaltar que a iniciativa da construção NÃO foi do governo, mas sim da Socicam, empresa de administração de terminais que liderará o Consórcio Novo Terminal, responsável pela administração do prédio.

A nova rodoviária foi construída para substiuir as operações da Rodoferroviária, e não da Rodoviária do Plano Piloto como muitos incrivelmente imaginam- coisa operacionalmente inviável. Receberá as linhas interestaduais de Brasília em uma plataforma com três vezes mais boxes do que no terminal antigo, que será desativado para abrigar a sede do DFtrans. O projeto desta mudança é antigo, remonta do primeiro governo Roriz e só saiu do papel por iniciativa privada, seguindo uma tendência que ocorre em outras cidades brasileiras como Campinas e Campo Grande.

E eis que a data de inauguração e início de operações é marcada para o dia 10 de maio (segunda passada). A estrutura física está toda prontinha, os boxes já podem receber os ônibus, tudo muito chique mas...

Aos 45 do segundo tempo o DFtrans e a ANTT acabam com a festa ao não liberar o terminal para operar. Dizem que um dos motivos é que a sala de operações dos dois órgãos não era satisfatórios, além disso alega-se não haver linhas que liguem o novo terminal e a divulgação foi falha. Tirando a questão das linhas que não procede ( o que falta é apenas uma ligação direta da Rodoviária - que já conta com o metrô) os outros motivos foram erros grosseiros que confundiram os passageiros que tinham embarque programado para esta semana, afinal de contas quanto tempo a ANTT teve para vistoriar o espaço que lhe cabia?

Ai virou uma confusão dos diabos pois, apesar de o governador ter sido comuicado no dia 19 do mês passado as empresas só foram comunicadas semana passada, depois de já terem vendido passagens direcionando os passageiros para o novo terminal, obrigando os ônibus a passarem nos dois lugares.

Ônibus já circulando no pátio ainda empoeirado do terminal.

Da parte da Socicam, empresa que admiistra o consórcio, não faltou empenho. Conversando com os representantes da empresa, os mesmos alegaram que muitas das execuções feitas na área esbarraram em obras nos arredores que são de responsabilidade do governo mais que ainda estão por fazer. Realmente algumas dificuldades ficam evidentes - os ônibus por exemplo são obrigados a sair por uma via de mão dupla que eles ocupam toda ela na hora de fazer uma curva.

Dentro do terminal a estrutura total está pronta, mas tanto as lojas como os guichês das empresas estão em fase de acabamento, mais um fator de inviabilização das operações. Mas não há nada de se reclamar do que foi feito, a construção é de primeira e para quem olha o grande espaço do vão central tem a falsa impressão de que o terminal é menor do que realmente é, mas ainda há muito por fazer mesmo depois de estar em funcionamento total. Pontos positivos são a iluminação tanto externa como interna, a estrutura dos guichês, o espaço de varanda no estilo próximo do de aeroportos para que parentes se despeçam (somente passageiros com bilhete terão acesso às plataformas) e o imenso painel com uma foto super panorâmica do Plano Piloto para fazer com que qualquer um esqueça a imundície da Rodoferroviária.

Áres de guichês recebendo os preparativos finais.

Saguão principal.

Painel da foto panorâmica do Plano Piloto: Do Alvorada ao SMU.

Enfim, tenho que dar o braço a torcer. Sempre fui a favor de que se pegasse o terminal antigo e se ampliasse como já foi feito em outras cidades. Defendia isso pelo fator de centralidade que a Rodoferroviária contém (está no fim do Eixo Monumental). Da rodoviária nova teria feito uma estrutura maior e mais completa para suprir a demanda de pasageiros que queiram fazer compras de última hora ou refeições antes do embarque, mas fato consumado, torço para que a mudança se concretize logo, da comunidade busológica partirá a disposição de contribuir para que se ofereça uma estrutura ainda melhor e mais eficiente.


Reportagem do DFTV sobre os problemas do primeiro dia.

2 comentários:

  1. Quantas trapalhadas e transtornos, né...só espero que muito em breve a nova rodoviária comece a funcionar de fato. Aparentemente, essa está finalmente a altura da capital da república (espero que a conservem bonita e limpa). Quanto ao antigo prédio, vixi Maria...acho que aquilo não serve nem para ser sede do DF Trans...

    Bj,

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

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  2. Olá.
    Sabe dizer quem é o autor da Panorâmica de Bsb?

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