quarta-feira, 12 de maio de 2010

Começou a copa


Não é por acaso que o técnico Dunga escolheu o dia 11 de maio para revelar a lista de jogadores convocados para disputar a copa deste ano. Desta data até o início do torneio vão se passar exatamente um mês. E neste mês que vai se passar, mais precisamente a partir de ontem, o Brasil vai viver efetivamente sob o clima de preparação para a copa do mundo (que agora tem que se falar que é da FIFATM).


Dunga vai repetir a fórmula que levou a seleção da qual ele era o capitão em 1994, e de maneira mais metódica do que a que foi moldada pela cartilha de Carlos Alberto Parreira. Um mar de volantes que lembra mais um grid de F1 do que um meio de campo de um time de futebol. Preparem-se para aturar um Brasil que vai jogar em cima de contra-ataques.


Agora a escalação é o tema do momento nas rodas de conversas. Quase todos lamentando as ausências dos meninos do Santos e muitos falando de Adriano com aquele ar de "bem feito". O certo é que vai ser duro aturar alguns nomes como Elano, Ramires, Felipe Melo, Gilberto...


O time que vai para a África do Sul confirma mais uma vez o fenômeno que vem acontecendo desde depois do penta: o distanciamento entre a seleção brasileira e a torcida brasileira. O time passou a ter o hábito de contar com figuras pouco ou nem um pouco conhecidas do público em geral - jogadores que atuam na europa e que pouco são citados como destaques nos jornais. Não há mais aqueles jogadores vestindo a camisa amarela que dariam gosto de ver em campo jogando. O negócio ficou burocrático.


Mas em uma semana todo mundo para de xingar o Dunga e começa a criar aquele clima de "pra frente Brasil", como em toda copa faz mesmo quando a seleção não empolga nos nomes. Agora que vai dar uma pontada de vontade de ver esse time tomar um vareio da Argentina e/ou da Espanha, ah vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário