sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Amante Profissional - Parte 1


Quarta-feira à noite, estou eu no computador quando começo a baixar músicas em MP3 via Emule. Pra variar estou ouvindo minhas atrocidades musicais (atrocidade é só uma forma de expressão, não quer dizer que a música é ruim). De repente ouço um grito vindo da sala - é meu irmão Rodrigo fazendo um pedido:

Rodrigo: - Toca "Amante Profissional"!

Eu: - Hein?

R: - É, a que você baixou ontem!

Eu: - Você tá querendo ouvir Herva Doce???

É isso mesmo que vocês leram: Herva Doce. E a música é a que vocês estão pensando mesmo, aquela do "Moreno alto, bonito e sensual e blá blá blá". Mas é daí, o que é que isso tem de mais não é mesmo?

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

Bom, nada, a não ser o fato de que o Rodrigo tem 19 anos! E convenhamos, a banda em questão já tinha caído no ostracismo antes mesmo dele nascer, além da música em questão só ter tido o seu sucesso relâmpago quatro anos antes dele nascer. E convenhamos, não é uma banda muito difundida, tanto que muita gente que viveu na época nem se lembra da existência da mesma.

Pra quem não sabe a banda Herva Doce é um grupo músical surgido nos anos 80, cujo maior sucesso (o referido aí de cima) foi gravado no ano de 1985. Faz parte de mais uma daquelas bandas que tiveram um sucesso efêmero com uma música só, no máximo duas, como Magazine, Metrô, Absyntho, etc.

O pedido deve ter sido feito em um momento dele de egotrip. Opa! Egotrip? É outra banda efêmera da época (Coragem pra enfrentar/Frente a frente eu comigo/Como se enfrenta um irmão no exército inimigo) e logo me lembro de Mandala, novela que foi frutífera em lançar hits da época: Um Dia Um Adeus, A Paz, Bobos da Corte, Preconceito e o maior de todos - O Amor e o Poder (Como uma deusaaaaa...).

Recuperei a(s) música(s), como havia dito, por meio do Emule, um programa de compartilhamento de arquivos que remete ao antigo Napster. Tudo nele funciona como num intercâmbio de arquivos de mídia que podem interessar tanto a nós como a outros usuários, tanto que é possível encontrar todo tipo de música por lá, o que torna um atrativo a parte essa caça arqueológica já que você sabe que fatalmente você vai encontrar aquela música. Acredite: por mais rara e esdrúxula que possa ser, com certeza mais alguém tem a música que você gosta.

Algumas pesquisas foram mais interessantes pelos erros encontrados no nome do arquivo. O mais claro deles é o da música Ligeiramente Grávida. Por incrível que pareça a mesma é atribuída na maioria das ocorrências à Blitz, mas você também pode encontrá-la atribuída ao Magazine, ao Dr. Silvana e Cia.(!) e até ao grupo Grafite (Mamma-má, Mamma Maria-má, Mamma-má...). Ah sim e ao grupo que realmente compôs a música - o Espírito da Coisa. Acho que só faltaram atribuir a música à Gang 90 & Absurdettes.

Outros casos clássicos são: Mordida de Amor (versão tupiniquim de Love Bites do Def Leppard) que você encontra tanto gravada pelo Yahoo como "gravada" pelo Rádio Táxi, Ursinho Blau-Blau que é "dividida" entre o Absyntho (ou a só o Silvinho) e o João Penca & Seus Miquinhos Amestrados, e Grilo na Cuca que "ganhou" uma versão do Gilliard além da do Dudu França. Há também "trocas de autorias" como Biafra cantando Meu Mel e Marquinhos Moura cantando Sonho de Ícaro (que só pra constar, o certo é o contrário, se bem que a segunda ganhou um monte de "pais da criança").

O mais interessante disso tudo e que tem me empolgado é o tanto que estas músicas estão sendo difundidas. A década de 80 foi de grande profusão na música e foi quando o Pop/Rock Nacional formulou suas bases. Além disso os jovens da época se sentiram encorajados a produzir músicas e se lançarem para apresentar suas composições, foi a profusão de fitas demo de bandas de garagem, e isso só foi possível porque as rádios e as gravadoras davam o estímulo necessário para que houvesse novas produções, seja com programas abertos a novas bandas, shows, concursos e festivais de música amplamente divulgados (e eram muitos) além de selos que davam oportunidade de gravação a bandas que tinham algum potencial, seja lançando singles e LPs próprios, seja participando de coletâneas.

O Herva Doce mesmo trilhou este caminho: mandou uma fita com quatro músicas pra Rádio Cidade do Rio e uma delas foi colocada na programação. No ano seguinte os caras já estavam abrindo o show dos mascarados do Kiss no Maracanã, o que não é pouca coisa.

No próximo texto da série vou fazer um comparativo com o panorama atual da música brasileira (e da mundial também, por que não? Afinal esse espaço é pra ser livre para escrever pra qualquer lado certo?).

***

Atualização: achei uma página que tem um link que supostamente disponibiliza o download do LP Amante Profissional, gravado pela RCA em 1985. Eu digo supostamente porque essas páginas de compartilhamento costumam ser burocráticas demais.

Um comentário:

  1. Oi Clébio, atualmente há uma outra banda ou cantor, não lembro bem, que voltou a cantar o Amante Profissional, do Herva Doce. Você sabe de quem se trata?

    Aaaaaaaaa, bons tempos aqueles...muito mais criativos e divertidos...acho que por isso hoje em dia tanta gente está regravando os sucessos daquela época...

    ResponderExcluir