segunda-feira, 11 de maio de 2009

Campanha SOS Nordeste


Por Adriana Caitano (do blog Forró Pé-de-Serra DF).

Pessoal, sempre que falamos de Nordeste por aqui é sobre música e alegria. Mas desta vez venho fazer um alerta aos apaixonados pela cultura e pela história daquela região. Todos temos visto as recorrentes enchentes que têm prejudicado a vida daquele povo tão acostumado à seca. Essa é a hora de prestarmos a nossa solidariedade a quem precisa. Reproduzo aqui, com algumas adaptações (tirei a parte da politicagem), o texto encaminhado pela assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça do DF (Sejus). Vale a pena prestar atenção e ajudar:

"As fortes chuvas recorrentes na região Nordeste já afetaram mais de duzentas mil pessoas nos estados do Maranhão e Piauí. De acordo com a Defesa Civil do Maranhão, 55.798 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. O número de mortes subiu de seis para oito. No Piauí, 25 municípios estão em situação de emergência. Bahia e Ceará também sofrem com as enchentes.

Preocupado em ajudar os moradores do Maranhão, primeiro estado a sofrer com as chuvas, o governo do DF determinou que houvesse uma campanha para acudir as necessidades primárias dos desabrigados e desalojados da região, como: alimentação, vestuário, cobertores, colchões e medicamentos. Como outros estados passaram a sofrer com as enchentes, a Sejus estendeu a campanha e passou a chamá-la de SOS Nordeste.

Os organizadores pedem ajuda à população de Brasília, que já deu prova de sua solidariedade em outras campanhas. Órgãos públicos e parceiros da rede privada aderiram à campanha e já disponibilizaram espaços para arrecadação de donativos. São eles:
* Delegacias de Polícia;
* Administrações Regionais = 28 Regionais;
* Unidades do Na Hora da Hora Rodoviária, Taguatinga e Shopping Top Mall;
* Defensoria Pública do Distrito Federal = 30 unidades;
* Quarteís da PM e CBMDF = 28 unidades;
* Rede de Supermercado Pão de Acúçar = 20 unidades;
* Bob's = 08 unidades;
* Mc Donald's = 08 unidades;
* Rede de Supermercado Big Box = 28 unidades;
* Rede Gasol = 92 postos;
* Escolas e Universidade Particulares = 10 unidades;
* Shoppings = Terraço Shopping, Taguatinga Shopping, Brasília Shopping e outros.

CENTRAL DE ATENDIMENTO DO SOS NORDESTE
3905 -7143 / 3905 - 7148

***

Para quem quiser ajudar depositando quantias em dinheiro, há esta alternativa.

Retirado do site da Prefeitura Municipal de Teresina.

Prefeitura abre conta para doações aos alagados

DOAÇÕES − A assistência às vítimas das enchentes em Teresina também poderá ser feita com doações da população. A Prefeitura de Teresina, sensibilizada com os problemas das famílias atingidas pelas chuvas, abriu uma conta no Banco do Brasil para que as pessoas interessadas em ajudar financeiramente possam contribuir no atendimento aos alagados.

A conta corrente foi nomeada de PMT Enchentes 2009. Os depósitos podem ser feitos na conta número 7720-8, agência 3791-5 do Banco do Brasil. O dinheiro depositado nesta conta será utilizado para a compra de alimentos, agasalhos, roupas, colchões, entre outros itens que serão utilizados pelas famílias que foram recebidas em residências acolhedoras ou estão em abrigos.

“Muitas pessoas estão nos ligando querendo ajudar não apenas com doação de alimentos e roupas, mas também com dinheiro. Recebemos ligações de pessoas de outros estados que se comoveram com a situação de Teresina e também estão interessadas em ajudar. Daí a importância da abertura dessa conta que facilitará as doações e complementará o trabalho que já vem sendo realizado pela SEMTCAS”, explica Graça Amorim, secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social

Mais informações:
SEMTCAS
Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social
Rua Firmino Pires, 121 – centro
CEP: 64.000-070 - Teresina-PI
(86) 3215–7587 / 32157485
Fax: (86) 3215-7586
semtcas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário