quinta-feira, 21 de maio de 2009

"Cry wolf, uuuuu...!!!"

Arte: Pablo Gomes

Quero iniciar o texto fazendo uma apresentação a vocês, meus leitores. Quero que conheçam o Seu Ronca.

É uma figura engraçada e bastante simpática no alto dos seus 50 e muitos anos (segundo ele mesmo, já que etá mais perto dos 60 que dos 50). Sumidade absoluta em tudo que já fez sucesso na face da terra um dia, viveu e é capaz de dizer com detalhes sobre momentos do comportamento, da moda e do cotidiano de tudo o que aconteceu nas últimas cinco décadas. Ainda usa cabelo estilo rockabilly e óculos iguais ao de Paulo Francis, os mesmo da época de guerrilheiro estudantil contra a ditadura. Também não se separa do colar que ganhou do Rei Roberto e vez ou outra é visto com a calça que comprou em Hollywood pra ficar parecido com Tony Manero.

Mas por que estou falando nele?

Porque quem conversa comigo no MSN já está acostumado a ver a frase de chamada alertando para supostas "atrocidades musicais". Não me lembro quem cunhou o termo, só lembro as circunstâncias.

Realmente acho que baixo (e consequentemente escuto) umas músicas meio inacreditáveis de imaginar que alguém ainda se interesse em ouvir em pleno século XXI e que por isso causam certo espanto e incredulidade. E enquanto conversava com alguém pelo messenger aparecia as músicas que eu estava ouvindo.

Estou acostumado a ver as pessoas ouvindo músicas mais consagradas de cantores e bandas igualmente mais consagradas, principalmente de rock. Ai quando aparece alguém ouvindo Luiz Caldas, Magazine e Carly Simon e cia. é pra se assustar mesmo. Foi numa destas ocasiões que cunharam o termo descrito acima junto com um "como é que você tem coragem de ouvir isto?"

Pois bem, o HD já tava ficando lotado então aproveitei para comprar alguns pendrives para armazenar estas músicas, bem como cartões de memória Micro SD para poder ouvi-las no celuar que faz o papel de rádio do meu carro nas horas vagas, deixando que a seleção do que vai tocar na hora ficasse a cargo do "DJ Shuffle". Numa dessas ocasiões estava com meu irmão mais novo quando começou a tocar Cry Wolf e nisso indaguei-o "quem era o cantor". Ao passo que ele não identificou respondo que era o A-Ha e ele fala "Uai, eu pensei que eles só tinham Take On Me!" Ledo engano, poderia identificar ali de cara também Crying In The Rain.

Scoundrel Days, segundo disco da banda.

E é aí que entra o Seu Ronca, recorri a ele para ter maiores informaçoes sobre o grupo escandinavo que canta em inglês (mais um). Os caras tiveram mais sucessos do que a minha infância oitentista pegou, quer dizer eu conhecia as músicas mas não ligava nome à pessoa assim como meu irmão não ligou.

No meu repertório de atrocidades tem além das músicas já citadas, as canções Hunting High And Low, You Are The One e Touchy. Foram sucessos também Stay on These Roads e Manhatan Skyline.

Depois deste auxílio de Seu Ronca tenho a honra de anunciar que ele regularmente dividirá conosco algumas das pérolas de seu acervo para relembrarmos de tempos bons que não voltam mais, ou de coisas que farão a gente gritar de agonia como aquelas músicas-chiclete que fizemos questão de deletar da memória (fiquem tranquilos não voi citar nada agora, ainda).

A primeira contribuição que ele nos oferece é justamente para lembrar dos uivos do Morten Harket: o clipe da música Cry Wolf.



Reparem no olhar perdido e pensante de Morten e em seu cabelo ultrafashion. E tem gente que chama isso de "Menudo Macho". Só se for em relação a concorrência, e olhe lá.

Se preparem que agora com a assesoria de Seu Ronca vai vir coisa muito melhor, ou pior, depende da interpretação de cada um.

Meus agradecimentos especiais ao Pablo, chargista que retratou tão bem Seu Ronca de um jeito que não poderia ter ficado melhor.

Para conhecer mais trabalhos dele entre nesta página.

2 comentários:

  1. Eita, seu Ronca.. kkkkkk, boa. É uma expressão que a gente usa aqui em Recife pra mencionar coisas antigas.
    Sobre o A-ha, ainda bem que acabou... Mas música é música. Cada qual gosta do grupo que quiser. Sds.

    ResponderExcluir
  2. Palhaçada,um ridiculo como vc q nao aprecia musica falar tao mal do A-HA e de seu vocalista...uma banda q q conquistou tantos coraçoes (como o meu tenho 16 anos e conheci o A-HA a pouco tempo)tanto faz,vc eh so mais um velho q acha q vai fazer sucesso na net criticando os outros...olha aprenda a saber e ouvir musica depois de alguma opiniao...idiota...

    ResponderExcluir