sexta-feira, 22 de maio de 2009

Para sempre Zé Rodrix

Sá, Rodrix e Guarabyra - Foto: Divulgação

Recebi com pesar a notícia do falecimento de Zé Rodrix que ocorreu hoje de madrugada, o engraçado é que nem se sabia o motivo, tipo foi pá-pum, morreu! Agora no meio da tarde é que divulgaram o diagnóstico: infarto agudo do miocárido, bem como eu tinha especulado de manhã, pois pra ser tão de repente assim só infarto mesmo, e deve ter sido dos violentos.

Sempre admirei o trabalho dele e agora mais ainda sabendo mais detalhes da sua vida e da sua carreira. Era o tipo de música que tocava, interpretava, criava, divulgava, fazia publicidade cobrava escanteio e cabeceava; Só na Wikipedia consta que ele tocava piano, acordeão, flauta, bateria, saxofone e trompete (tenho pra mim que o Jornal Hoje falou mais instrumentos). Também se dedicou a criar jingles e propagandas nas décadas de 80 e 90 e participou de um sem-número de grupos musicais, além do trabalho solo claro.

Engraçado foi o comentário que ouvi aqui no trabalho quando li a notícia: "quem é esse cara?"

Bom, não é obrigação de ninguém saber quem é ele ou conhecer o trabalho dele. Por isso vou compartilhar com vocês quatro músicas que representam momentos diferentes da carreira de Zé Rodrix.

Colocar Casa no Campo ia ficar muito óbvio, vou colocar outras.

O Espigão, música solo que foi tema de abertura da novela homônima de 1974.

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

A Última Voz do Brasil, Quando Zé Rodrix fez parte do grupo Joelho de Porco e participou do Festival dos Festivais em 1985.

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

Jingle que Zé Rodrix gravou para a Chevrolet em 1988. Coração batendo "mais forte" passou a bater "mais alto" para não fazer alusão à concorrente Ford.

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

E Jesus Numa Moto, música gravada no CD do show de retorno do trio Sá, Rodrix e Guarabyra em 2001.

Get this widget | Track details | eSnips Social DNA

Agora o Zé vai ver se Jesus está mesmo numa moto lá no céu.

Vai com Deus Zé!

Um comentário:

  1. Oi Clébio, fiz um link em meu blog para o teu, novamente. Muito legal você ter colocado essas músicas aí acima. Quanto ao "Quem é esse cara?", discordo de ti. Vejo que muita gente por aí está cada vez mais alienada...prezo muito uma coisa chamada "cultura geral" na qual a Música Popular Brasileira naturalmente se encaixa. E cada vez mais fico horrorizada com gente que tem o índice de cultura geral tendente a zero...sabe, acho que nao é questao de idade, geraçao ou condiçao economica...a pessoa tem a liberdade de gostar ou nao gostar de tal artista, politico, manifestaçao cultural ou seja la o que for...mas dai a nao saber quem é um dos músicos mais representativos da MPB?! Karakavei...é um mico danado! Dá vontade de perguntar: "Ei, você vive em que país mesmo?"

    ResponderExcluir