quinta-feira, 15 de abril de 2010

Justiça (da república) de bananas

Charge: Angeli

Ano passado me envolvi em um acidente de carro onde um indivíduo saiu detrás de um caminhão querendo passar pro outro lado de uma via de mão dupla (um senhor "gato") debaixo de um temporal, e eu fui o azarado de estar passando na hora.

Ontem foi a audiência de conciliação - a segunda já que na primeira ele disse que havia se mudado pra não receber a intimação. Na verdade um esforço hercúleo para se livrar logo de mais um processo atravancando a justiça.

O infrator chorou muito que ganhava pouco , que trabalhava na noite, que tinha que fazer bicos pra sobreviver, que era retirante, etc. etc. etc. Só faltou falar que anda num Gol possante (velho, mas possante) e fica fazendo barbaridade nas ruas sem pensar nas consequências.

O mais incrível foi que não me surpreendeu a pressa do conciliador em terminar aquilo logo, para que eu aceitasser qualquer coisa - inclusive nada. Com os argumentos de que TÍNHAMOS que chegar a um acordo, que uma audiência de instrução ia demorar uma eternidade, que eu corria o risco de o juiz forçar a diminuição do valor, praticamente uma admissão de que a justiça é uma lesma e que pode muito bem ser injusta sem problemas.

E por mais que o conciliador fizesse propostas, baixasse valores, dividisse em mil prestações pro cara pagar ele sempre dizia que não tinha dinheiro, que o carro quebrava, que ele tava com o motor fundido, que ele gostava de verde mas tava de amarelo, que isto, que aquilo... que no final acabei tendo que arcar com um prejuízo de quase R$ 300,00 fora as despesas indiretas, como ir em oficinas, ficar sem o carro, ter que ficar indo no fórum...

É uma pena que, como eu falei no texto anterior, as instituições queiram se livrar o mais rápido possível dos problemas em vez de tentar solucioná-los da melhor maneira possível. Se as coisas funcionassem como deveriam talvez não fosse preciso tanta gente acionar a justiça para remediar a situação.

Mas não, vamos deixando a imprudência correr solta, dá menos trabalho.

Um comentário:

  1. a justiça no Brasil é cega.....mas o tato p/ o $$$ ainda funciona. E quando precisamos, nos atende com a mesma vontade de um médico em horário de plantão......

    ResponderExcluir