quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Ainda O Rancho da Goiabada


Eu juro que morrendo de vontade de colocar textos novos, garanto que assunto é o que não me falta, mas tem me dado uma dó danada de jogar este excelente vídeo da Elis Regina para trás.

Nem sabia que outras pessoas haviam gravado esta música, pois não conheço outra gravação a não ser a da Elis, mas se João Bosco e Aldir Blanc compuseram provavelmente devem tê-la cantado também. Além disso minhas pesquisas apontaram para uma versão interpretada pelo Quarteto em Cy que merecerá posterior averiguação.

A primeira vez que tive contato com esta música está fazendo exatamente 10 anos. Minha mãe é consultora da Natura e na época também vendia produtos d'O Boticário. Na época ambas ofereciam como brindes, tanto a clientes quanto a revendedoras, CDs de música com alguma temática. No caso específico da Natura o CD era para quem comprasse o perfume Biografia, tanto o masculino como o recém lançado Biografia para Mulher. Eram coletâneas de músicas consagradas da MPB que tinham o propósito de traduzir, respectivamente, a alma masculina e a feminina (agora se conseguiram aí é outra história). O Rancho da Goiabada aparecia na terceira faixa do CD masculino.

Por curiosidade comecei a ouvir os CDs um a um e, numa era pré-Google, me interessei em escrever em folhas de caderno a letra das músicas que me interessavam mais, talvez com o objetivo de destrinchar e compreender a mensagem que a música de tantas feras da música brasileira queriam passar. Foi nessa época com meus 16 anos que tive meu primeiro contato com composições como O Bêbado e a Equilibrista (João Bosco), Todo Azul do Mar (Flávio Venturini), As Vitrines (Chico Buarque), Andar com Fé (Gilberto Gil) e Luísa (Tom Jobim e Edu Lobo), entre outras.

E ontem a noite em minha "reunião de pauta" me lembrei de quando extraí a letra d'O Rancho naquela oportunidade. Minha interpretação da letra continua a mesma passada uma década depois, retrata pessoas simples que sofrem por sua lida mas que para serem felizes não almejam muito a não ser as coisas simples da vida, e eles aproveitam essas coisas simples ao máximo, pois muitas vezes nem isso se pode ter. E você aí reclamando do trabalho, da rotina, do carro, do apartamento, da balada, do seu time de futebol, etc. etc...


Voltando a música, a mesma foi gravada por Elis como vimos. A mesma é parte integrante do álbum Transversal do Tempo, lançado em 1978 pela Philips. É a quarta faixa onde a principal faixa é a primeira: Fascinação.

Por ora fico por aqui. Sempre que puder trarei momentos como este para dividir com vocês. Agora se este texto te deu fome, segue uma receita de goiabada para fazer em casa. Ou de goiabada cascão se você preferir fidelidade à música.

3 comentários:

  1. Clébio, sugestão pro Rancho da Goiabada não ficar lá pra baixo no blog: abre um link a parte para vídeos, na lateral, e deixa ele ali por um tempo. Antigamente fazia assim com meu blog, havia vários vídeos. Só que começou a ficar muito pesado para algumas pessoas carregarem,então tirei. Mas acredito que um videozinho só não vá deixar o blog tão pesado assim...acho que eu mesma vou seguir essa idéia que dei pra ti, eheheh. Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Sil, obrigado pela sugestão. A mesma já foi acatada, só não gostei do gadget oferecido pelo Blogger, apanhei muito pra configurar e limitar o vídeo por palavras-chave é complicado - vai que no futuro eu queira compartilhar um vídeo que tem milhares de cópias hehehe.

    ResponderExcluir