terça-feira, 12 de maio de 2009

Ato contra o AI-5 digital

O evento não é aqui em Brasília, mas o tema merece ser divulgado e muito bem debatido.

Creio que devemos criar mecanismos para criar ações semelhantes na capital federal.

***

A Internet é uma rede de comunicação aberta e livre. Nela, podemos criar conteúdos, formatos e tecnologias sem a necessidade de autorização de nenhum governo ou corporação. A Internet democratizou o acesso a informação e tem assegurado práticas colaborativas extremamente
importantes para a diversidade cultural. A Internet é a maior expressão da era da informação.

A Internet reduziu as barreiras de entrada para se comunicar, para se disseminar mensagens. E isto incomoda grandes grupos econômicos e de intermediários da cultura. Por isso, se juntam para retirar da Internet as possibilidades de livre criação e de compartilhamento de bens culturais de de conhecimento.

Um projeto de lei do governo conservador de Sarkozi tentou bloquear as redes P2P na França e tornar suspeitos de prática criminosa todos os seus usuários. O projeto foi derrotado.

No Brasil, um projeto substitutivo sobre crimes na Internet aprovado e defendido pelo Senador Azeredo está para ser votado na Câmara de Deputados. Seu objetivo é criminalizar práticas cotidianas na Internet, tornar suspeitas as redes P2P, impedir a existência de redes abertas,
reforçar o DRM que impedirá o livre uso de aparelhos digitais. Entre outros absurdos, o projeto quer transformar os provedores de acesso em uma espécie de polícia privada. O projeto coloca em risco a privacida de dos internautas e, se aprovado, elevará o já elavado custo de comunicação no Brasil.

Gostaríamos de convidá-lo a participar do ato público que será realizado no dia 14 de maio, às 19h30, em defesa da
LIBERDADE NA INTERNET
CONTRA O VIGILANTISMO NA COMUNICAÇÃO EM REDE
CONTRA O PROJETO DE LEI SUBSTITUTIVO DO SENADOR AZEREDO

O Ato será na Assembléia Legislativa de São Paulo e será transmitido em streaming para todo o país pela web.

PLENÁRIO FRANCO MONTORO
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO
AV PEDRO ALVARES CABRAL S/N - IBIRAPUERA

O Ato também terá cobertura em tempo real pelo Twitter e pelo Facebook.

Contamos com a sua presença.

***

Obs.: O texto acima é de autoria de Sérgio Amadeu, professor do Mestrado da Faculdade Cásper Líbero e ativista do software livre. Para saber mais sobre ele clique aqui.

Estou colocando também um link para a petição digital a ser direcionada ao Congresso Nacional, é só clicar aqui ou no banner na barra lateral.

7 comentários:

  1. Clébio,

    Parabéns pela classificação do Palmeiras. Enquanto vocês comemoram, o meu time vai voltar suas atenções para o brasileirão.

    ResponderExcluir
  2. Sílvio, você deve parabenizar a torcida do Palmeiras, nem o jogo eu assiti.

    è você quem tá postando sem parar por lá no blog?

    ResponderExcluir
  3. De jeito nenhum, dou minha palavra pra você! Nem lá eu entrei. Aliás, entrei lá uma única vez, e não foi assim que conheci o seu blog (foi por causa do rancho da goiabada).

    Parabenizei, pra mostrar que reconheço a derrota. E também, porque depois das brincadeiras que revidei, foi uma forma de pedir desculpas.

    ResponderExcluir
  4. Parabenizei porque é natural que Santa e Náutico estejam em festa... Nós faríamos o mesmo... Depois do jogo teve um foguetório que parecia mais comemoração do novo Milênio... Alguns podem até pensar isso. Na verdade, todo mundo é livre pra pensar como quiser

    ResponderExcluir
  5. Clébio,

    O tal do verde que te quero verde nem nome tem. Normal. Vocês tiram onda, ele tira também. Bom, ele é outra pessoa, pois eu já acenei com a bandeira branca e aqui estendo-lhe as mãos.
    Abraços e saudações rubro-negras

    ResponderExcluir
  6. Tranquilo Sílvio, eu já sei quem é.

    Saudações Corais.

    ResponderExcluir
  7. Clébio...
    adorei seu blog, muito legal e criativo mesmo. Aliás, vc é muito legal e espero que possamos travar ainda muitas outras conversas interessantes e intensas.
    Um grande abraço...

    ResponderExcluir